1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Assembleia do Tocantins elege novo governador

AE - Agência Estado e Agência Brasil

04 Maio 2014 | 14h 01

Sandoval Cardoso, que teve 15 votos, ficará no cargo até 31 de dezembro

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, Sandoval Cardoso (Solidariedade), foi eleito neste domingo, 4, governador do Estado. A eleição indireta, com votos dos deputados, foi realizada devido à renúncia do governador Siqueira Campos (PSDB) e do vice, João Oliveira. Desde a renúncia, no mês passado, Sandoval Cardoso ocupava o cargo interinamente. Ele foi eleito com voto de 15 dos 21 parlamentares presentes e ficará no cargo até dia 31 de dezembro. Em 1º de janeiro de 2015, será empossado o governador escolhido em outubro deste ano nas eleições gerais.

Anunciado o resultado da eleição, o presidente da Mesa Diretora, deputado Osires Damaso (DEM), convocou nova sessão para a posse da chapa eleita, que tem como vice-governador Aldison Wiseman Barros de Lyra (PR).

Renúncia. Na carta de renúncia, entregue à Assembleia Legislativa, Siqueira Campos afirmou que a decisão foi tomada com "propósito de continuar servindo ao bravo povo tocantinense, respeitando as normas sobre inelegibilidade definidas pela Constituição Federal".