1. Usuário
Assine o Estadão
assine
  • Comentar
  • A+ A-
  • Imprimir
  • E-mail

Ao menos 86 deputados federais já comunicaram mudança de partido durante janela

- Atualizado: 22 Março 2016 | 20h 49

Número equivale a 16,7% do total de 513 parlamentares integrantes da Casa e aumenta a todo instante com novas comunicações

BRASÍLIA - Pelo menos 86 deputados federais já comunicaram que mudaram de partido durante a janela, aberta por emenda constitucional, para troca-troca partidário sem risco de cassação. É o que aponta balanço da Secretaria-Geral da Mesa Diretora da Câmara divulgado às 19h40 desta terça-feira.

Esse número equivale a 16,7% do total de 513 parlamentares integrantes da Casa e aumenta a todo instante com novas comunicações. Embora o prazo da janela tenha terminado no último sábado, 19, a Câmara considerará as mudanças registradas até essa segunda-feira, 21, na Justiça Eleitoral.

Plenário da Câmara dos Deputados
Plenário da Câmara dos Deputados

Por conta dessas comunicações, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), anunciou que a reunião de líderes para definir a distribuição das vagas dos colegiados marcada para hoje foi adiada para próxima segunda-feira, 28. Com isso, a instalação das comissões permanentes deve ficar para depois da Semana Santa.

A divisão das vagas dos colegiados da Câmara deverá levar em conta o novo tamanho das bancadas, como defende a maioria dos líderes partidários da Casa. Para isso, contudo, os deputados terão antes de aprovar em plenário alteração no Regimento Interno da Casa. 

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estadão.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Estadão poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Você pode digitar 600 caracteres.

Mais em PolíticaX