1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Alves: vamos pautar hoje comissão externa da Petrobras

RICARDO DELLA COLETTA - Agência Estado

11 Março 2014 | 17h 01

Apesar da oposição do governo, o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), disse nesta terça-feira que o requerimento para criar uma comissão externa responsável por acompanhar investigações que citam a Petrobras será o primeiro item da pauta de hoje. "Vou (pautar). Essa pauta é de 15 dias atrás. É o primeiro item e logo depois (haverá) a discussão para votação do Marco Civil da Internet", disse Alves ao chegar à Câmara.

O requerimento, apresentado originalmente pela oposição, cria uma comissão externa para acompanhar, na Holanda, investigações sobre um esquema de pagamento de subornos a empresas de vários países no qual a Petrobras é mencionada.

O tema conta com forte resistência do governo, que defende a sua retirada de pauta ou a sua rejeição, mas ganhou força ao ser abraçado pela chamado "blocão", grupo de deputados de oito partidos insatisfeitos com a articulação política do Planalto. Há duas semanas, a proposta chegou a ser discutida pelo Plenário da Câmara, mas sua votação não foi concluída.

Mesmo com o governo defendendo o adiamento da votação do Marco Civil da Internet por temer que a crise política deflagrada resulte em derrota para o Planalto, o presidente da Câmara disse que vai levar o projeto ao Plenário. Perguntado pela reportagem sobre como reagirá quando o tema for discutido no colégio de líderes, agendado para a tarde desta terça, Henrique Alves respondeu: "Se (o governo) for defender, é no Plenário, porque vou pautar e levar para o Plenário votar".

Eduardo Cunha

O presidente da Câmara também defendeu o líder do PMDB na Casa, Eduardo Cunha (RJ), pivô da crise com o Planalto e a quem o governo tem tentado isolar. "É impossível isolar o líder de uma bancada de 76 deputados federais. Pode haver dificuldades, faz parte do jogo político, mas isolar o líder do PMDB não passa pela cabeça do PMDB", concluiu.

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo