1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Alves: apuração acontecerá 'sem preocupação política'

DAIENE CARDOSO - Agência Estado

07 Abril 2014 | 19h 02

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), examina na tarde desta segunda-feira a representação protocolada pelo PSOL na Corregedoria da Casa contra o vice-presidente André Vargas (PT-PR). Ao chegar ao Congresso, o peemedebista disse que a apuração dos fatos acontecerá "sem qualquer preocupação político-partidária". "Cada um vai cumprir o seu dever. E que se estabeleça a verdade que o País quer conhecer", disse.

Alves contou que recebeu hoje um telefonema de Vargas informando sobre o pedido de licenciamento do mandato por 60 dias. O presidente da Câmara preferiu não comentar a decisão de Vargas. "Não me cabe avaliar isso, me cabe apenas respeitar", respondeu.

O petista decidiu se afastar após revelações que reforçam a relação próxima entre o deputado e o doleiro Alberto Youssef, preso em uma operação da Polícia Federal. As denúncias sugerem uma sociedade entre o deputado e o doleiro.

Além do requerimento do PSOL, os partidos de oposição (DEM, PSDB e PPS) protocolaram uma representação contra Vargas no Conselho de Ética. A oposição pede abertura de processo por quebra de decoro parlamentar. O processo pode culminar com a perda do mandato.