Alencar recebe visita da mulher e se alimenta bem

O vice-presidente José Alencar passou a madrugada de hoje sem sobressaltos e alimentou-se bem de manhã. A informação é do chefe de Gabinete da Vice-Presidência da República, Adriano Silva, de acordo com o qual o quadro de saúde de Alencar é estável. Ele recebeu hoje a visita da mulher, Mariza Gomes da Silva, que não deu declarações à imprensa. O médico cardiologista Roberto Kalil Filho, que faz parte da equipe que trata Alencar, informou que será divulgado hoje à tarde um boletim médico.

GUSTAVO URIBE, Agência Estado

27 Dezembro 2010 | 11h45

O vice-presidente está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde quarta-feira, quando passou por uma cirurgia de emergência por causa de hemorragia digestiva grave. O procedimento cirúrgico, o 17.º ao qual Alencar foi submetido na luta que trava há mais de 13 anos contra um câncer na região do abdome, não conseguiu estancar a hemorragia, controlada por meio de remédios. Na sexta-feira, o vice apresentou um novo sangramento, tratado pela equipe médica. Desde então, não há diagnóstico de nova hemorragia.

Alencar tem recebido tratamento clínico que inclui sessões de hemodiálise. Os médicos que cuidam do vice observam que, embora estável, o quadro de saúde é delicado, mas não consideram nula a possibilidade de ele descer a rampa do Palácio do Planalto no sábado, quando a presidente eleita Dilma Rousseff tomará posse. Desde a eleição de Dilma, Alencar tem manifestado o desejo de participar da festa da posse. Ele disse ter feito um "acordo" segundo o qual dançará um xaxado com ela em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ontem, Alencar recebeu a visita do ministro da Fazenda, Guido Mantega, e voltou a reclamar do elevado patamar da taxa básica de juros, uma queixa recorrente nos oito anos em que está à frente do cargo. Mantega relatou que conversou com o vice sobre economia e destacou que ele demonstrou lucidez e disposição. O ministro da Fazenda disse acreditar que Alencar participará da solenidade de posse e considerou boa a recuperação dele. O médico-cirurgião gastroenterologista Raul Cutait, integrante da equipe que acompanha Alencar, informou no fim da tarde de ontem que ele não recebe mais transfusões de sangue e que tem se alimentado bem.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.