1. Usuário
Assine o Estadão
assine
cartel de trens

Alckmin promete repassar ao MP relatório da Corregedoria sobre cartel

Carla Araújo - Agência Estado

13 Fevereiro 2014 | 12h 00

Segundo governador, documento que pede afastamento de 15 funcionários do Metrô e CPTM ainda será finalizado: 'Terminado, claro, será encaminhado', diz

São Paulo - O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), disse nesta quinta-feira, 13, que não se opõe a enviar ao Ministério Público Estadual de São Paulo (MO-SP) o relatório da Corregedoria-Geral da Administração (CGA) com detalhes da investigação sobre o cartel de trens. Segundo o governador, ainda não há data definida para isso. No documento, o órgão sugere o afastamento de 15 funcionários e ex-funcionários do Metrô e da CPTM.

"Ainda não tive acesso porque não terminou o trabalho da Corregedoria. Mas, terminando [o trabalho] e recebendo [o relatório], claro, será encaminhado ao MP", afirmou. O cartel dos trens, que também é alvo da Polícia Federal, teria atuado entre 1998 e 2008 durante os governos tucanos de Mário Covas, José Serra e Geraldo Alckmin.

Alckmin repetiu que seu governo preza por "transparência absoluta". Nessa quarta, 12, durante a inauguração da estação Adolfo Pinheiro, o governador disse que "determinou que a Corregedoria fizesse uma apuração rigorosa, profunda, com total independência e liberdade".

A promotoria, que já dispõe de dezenas de inquéritos a respeito do cartel, pretende verificar ação dos funcionários citados no relatório - muitos ocuparam cargos de direção das estatais; outros ainda estão nessas funções.

O documento, que não é conclusivo, também aponta acréscimos patrimoniais não esclarecidos dos servidores, discrepâncias na lista de bens de cada um e omissão de informações em depoimentos prestados à Corregedoria.

Em nota oficial divulgada anteriormente, a CPTM informou que a própria Corregedoria já comprovou que a evolução patrimonial do diretor está "compatível com seus rendimentos".

cartel de trens

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo