PUBLICIDADE

TSE revê decisão e mantém bancadas de 13 Estados na Câmara

Após Supremo julgar inconstitucional resolução que mudava distribuição, tribunal eleitoral decide que vale número de deputados eleitos em 2010

PUBLICIDADE

Por Nivaldo Souza
Atualização:

Brasília - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, nesta terça-feira, 1º, pela manutenção das bancadas de 13 Estados na Câmara dos Deputados, após questão de ordem apresentada pelo presidente Dias Tofolli. Mais cedo, o Supremo Tribunal Federal (STF) havia determinado que o tamanho das bancadas não era atribuição do TSE. O tribunal eleitoral decidiu, então, que para estas eleições valerá o número de deputados eleitos em 2010.

PUBLICIDADE

Em junho, sete ministros do STF decidiram pela inconstitucionalidade da Complementar 78, de 1993, que autorizava o TSE a definir o número de deputados por bancada estadual. Em consequência dessa lei, o tribunal eleitoral ampliou o número de deputados de Estados e diminuiu as vagas da Paraíba (1 vaga), Piauí (2 vagas), Rio de Janeiro (1), Espírito Santo (1), Rio Grande do Norte (1), Paraná (1), Pernambuco (1) e Alagoas(1). A decisão foi tomada com base no censo do IBGE.

Agora, após polêmica com o Congresso, que questionou a revisão com base no censo de 2010, o TSE decidiu voltar atrás e decidir que as bancadas permanecerão iguais. O Supremo entendeu que a contagem é responsabilidade do Congresso e nesta terça determinou que os critérios de cálculo desta eleição repetissem os adotados em 2010.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.