Estadão - Portal do Estado de S. Paulo

Política

Política » Na véspera da eleição, Dilma tem 53% e Aécio, 47%, diz Ibope

Eleições

Na véspera da eleição, Dilma tem 53% e Aécio, 47%, diz Ibope

Petista para de subir, mas mantém vantagem acima da margem de erro sobre tucano; Datafolha aponta empate técnico entre candidatos

0

José Roberto de Toledo,
Coordenador do Estadão Dados

25 Outubro 2014 | 18h30

A presidente Dilma Rousseff (PT) chega à véspera da eleição com 53% das intenções de votos válidos, contra 47% de Aécio Neves (PSDB), segundo a última pesquisa Ibope/Estado/TV Globo da campanha presidencial. A diferença está fora da margem de erro, de 2 pontos, para mais ou para menos. No levantamento anterior, concluído na quarta-feira, Dilma tinha 54% e Aécio, 46%. As entrevistas da última pesquisa Ibope desta campanha foram feitas na sexta-feira e sábado.

Em votos totais, Dilma segue com 49% das intenções de voto, enquanto Aécio passou de 41% para 43%. Esses dois pontos a mais vieram dos brancos e nulos, que oscilaram negativamente de 7% para 5%. Os indecisos são 3%. Eles se decidirão praticamente no momento de votar.

A pesquisa mostra uma interrupção da tendência de crescimento que as intenções de voto em Dilma tiveram entre a semana passada e quarta-feira. Como é um ponto isolado na curva, não é possível saber se a diminuição da diferença entre ela e Aécio indica uma reversão da tendência em favor do tucano ou se é oscilação estatística. 

Entre uma pesquisa e outra houve o debate na TV Globo, na noite de sexta-feira, que alcançou 30 pontos de audiência - média alta para o horário. O tucano questionou a petista sobre reportagem da revista Veja, segundo a qual o doleiro Alberto Youssef teria dito em depoimento à Justiça que Dilma sabia da corrupção na Petrobrás. A presidente refutou a acusação e disse que processaria a revista por injúria e calúnia.

A pesquisa Ibope foi contratada pelo Estado e pela TV Globo. Foram ouvidos 3.010 eleitores, em 206 municípios de todas as regiões, entre sexta-feira e ontem. A margem de erro é dois pontos porcentuais, para mais ou para menos, em um intervalo de confiança de 95% - se a mesma pesquisa fosse realizada ao mesmo tempo 100 vezes, em 95 delas o resultado esperado estaria dentro da margem de erro. A pesquisa foi registrada no TSE com o protocolo 01195/2014. 

Empate. Pesquisa Datafolha divulgada no sábado mostra Dilma e Aécio em empate técnico, no limite da margem de erro. A presidente aparece com 52% das intenções de voto, ante 48% de Aécio, considerando-se os votos válidos. No levantamento anterior do instituto, de quinta-feira, Dilma tinha 53% e Aécio, 47%. Levando em conta os votos totais, Dilma tem agora 47% e Aécio, 43%. Os votos em branco e nulos somam 5%, o mesmo porcentual dos indecisos. 

A pesquisa, encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo, fez 19.318 entrevistas em 400 municípios sexta-feira e ontem. Com margem de erro de dois pontos porcentuais e intervalo de confiança de 95%, está registrada no TSE sob o número BR-01210/2014.

Mais conteúdo sobre:

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.