PUBLICIDADE

Marina agora só lidera entre evangélicos

A candidata pelo PSB perdeu a preferência de diversos perfis de eleitores

Por Rodrigo Burgarelli
Atualização:
A candidata à Presidência da República pelo PSB, Marina Silva Foto: Silvia Izquierdo/AP

Antes considerada favorita por diversos perfis de eleitores, a candidata Marina Silva (PSB) agora só lidera isolada em um: o dos evangélicos. Todos os outros recortes socioeconômicos do eleitorado feitos pelo Ibope, que já preferiram a ex-ministra em algum momento desta campanha, agora dizem que vão votar em igual ou em maior proporção em Dilma Rousseff (PT) ou Aécio Neves (PSDB).

PUBLICIDADE

O Cruzador de Opiniões, ferramenta web interativa do Estadão Dados, mostra que Marina tem 38% do eleitorado evangélico, ante 31% de Dilma. Em todos os outros grupos em que já liderou, Marina está empatada ou atrás dos seus concorrentes. Um exemplo é quem tinha ensino médio e superior - Marina já foi a preferida isolada nos dois, mas agora perde de Dilma no primeiro e empata com ela e Aécio no segundo.

Marina também divide a liderança com Aécio entre quem ganha mais de 5 salários mínimos por mês (todas as outras faixas de renda preferem a atual presidente). E até mesmo os jovens e os moradores de capitais, grupos que estiveram à frente das manifestações de junho do ano passado, já abandonaram a ex-ministra e agora elegeriam Dilma - a intenção de voto é de 34% a 29%, entre quem tem entre 16 e 24 anos, e de 35% a 26%, entre os moradores das capitais.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.