PUBLICIDADE

Ibope mostra candidato tucano na liderança em Belo Horizonte

Levantamento na capital mineira indica João Leite com dez pontos de vantagem em relação ao segundo colocado

Por Leonardo Augusto
Atualização:

A primeira pesquisa de intenção de voto na sucessão municipal em Belo Horizonte mostra o candidato do PSDB, deputado estadual João Leite, na liderança da disputa pelo comando da capital. Conforme o levantamento, encomendado pela TV Globo ao Ibope, e divulgado nesta segunda-feira, 22, o tucano tem 21% das intenções de voto. 

O candidato do PSDB à Prefeitura de Belo Horizonte, João Leite Foto: Reprodução|PSDB-MG

PUBLICIDADE

Conforme a pesquisa, o candidato é também o segundo mais rejeitado, com 20% dos entrevistados. 

O segundo lugar nas intenções de voto na capital mineira, de acordo com o levantamento, é do candidato Alexandre Kalil (PHS), com 11%. Em inversão de posições com o candidato João Leite, Kalil, por sua vez, é o concorrente à Prefeitura de Belo Horizonte mais rejeitado pelos eleitores, com 24% dizendo que não votariam no candidato, que é ex-presidente do Atlético-MG.

Em terceiro está Luís Tibé (PTdoB), com 6%, seguido por Eros Biondini (PROS) e Vanessa Portugal (PSTU), ambos com 5%, Délio Malheiros (PSD), Maria da Consolação (PSOL), Reginaldo Lopes (PT) e Sargento Rodrigues (PDT), todos com 3%, Marcelo Álvaro Antonio (PR) e Rodrigo Pacheco (PMDB), com 2%. Votos brancos e nulos somaram 20%. Não sabem ou não responderam, 16%.

Délio Malheiros, atual vice do prefeito Marcio Lacerda (PSB), que ganhou o apoio dele apenas dez dias antes do prazo final para registro da candidatura, é o candidato com menor nível de rejeição – 7%, mesmo total de Álvaro Antônio. 

A pesquisa ainda ouviu os entrevistados em relação à aprovação do governo de Lacerda. Segundo o Ibope, 23% consideram a gestão do prefeito ótima ou boa, 43% como regular, enquanto ruim ou péssima somam 33%.

O Ibope ouviu 805 pessoas entre os dias 18 e 21 de agosto. A margem de erro é de três pontos porcentuais, para mais, ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, com base na margem de erro da pesquisa, a probabilidade de o resultado estar correto é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) sob o protocolo MG-04289/2016.

Publicidade