PUBLICIDADE

Governo anuncia plano para que não falte energia nas eleiçoes

Medidas preventivas são anunciadas depois que Acre e Rondônia sofreram com a queda de eletricidade na manhã desta quinta-feira

PUBLICIDADE

Foto do author Eduardo Rodrigues
Por Anne Warth e Eduardo Rodrigues
Atualização:

O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, disse nesta quinta-feira, 02, que o governo montou uma operação especial para que não haja problemas de fornecimento de energia no domingo, 05, durante o primeiro turno das eleições. Equipes de plantão vão funcionar entre as 17h de sábado, 04, até as 7h de segunda-feira, 06, em todo o País.Segundo ele, o governo adotou critérios rigorosos e uma série de medidas preventivas para garantir o abastecimento. O secretário-executivo disse que as 63 distribuidoras e todas as transmissoras e geradoras estão envolvidas. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai comandar as ações.O secretário-executivo disse que não há risco de falta de energia nas eleições. Segundo ele, trata-se de uma operação especial, a exemplo do que foi feito nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo. "O sistema elétrico é muito robusto", afirmou.

Equipes de plantão serão escaladas para garantir eleições em todo o País Foto: André Dusek/Estadão

PUBLICIDADE

O plano foi anunciado logo após que a maior parte do Acre e de Rondônia sofreram com a falta de energia na manhã desta quinta-feira. Cerca de 90% dos dois Estados acabaram sem eletricidade depois que desligamentos automáticos no sistema dashidrelétricas Jirau, Santo Antônio e São Samuel resultaram em um corte de aproximadamente 600 megawatts (MW) de carga. Também houve o desligamento automático de dois circuitos da linha de transmissão Ji Paraná-Pimenta (RO), segundo o ONS. Os motivos para o desligamento não foram identificados, mas a Eletrobras Distribuição Acre, concessionária que distribui energia naquele Estado, informou por meio de nota que, no Acre, foram atingidos os municípios de Rio Branco, Senador Guiomard, Plácido de Castro, Acrelândia, Epitaciolândia, Brasiléia, Xapuri, Capixaba e Porto Acre, e as localidades de Vila Campinas e Vila do V.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.