Em SP, Alckmin tem 57% de votos válidos; Skaf 24% e Padilha 14%

Candidato à reeleição, governador paulista mantém vantagem sobre adversários e deve ser eleito no 1.º turno da eleição, neste domingo

PUBLICIDADE

Por Dayanne Sousa
Atualização:

A Pesquisa Ibope/Estadão/TV Globo finalizada neste sábado mostra que Geraldo Alckmin (PSDB) deve se reeleger em primeiro turno na eleição deste domingo. O governador aparece com 57% dos votos válidos contra 24% de Paulo Skaf (PMDB) e 14% de Alexandre Padilha (PT). Laércio Benko (PHS) tem 2% e Gilberto Natalini (PV), 1%. Outros candidatos somam 2%. Considerando os votos totais, Alckmin tem 45% dos votos, Skaf, 19% e Padilha, 11%, todos no mesmo patamar da pesquisa anterior, divulgada na quinta-feira, 2. Benko e Natalini têm 1% cada. Brancos e nulos oscilaram de 13% para 11% e indecisos se mantiveram em 10%. A pesquisa Ibope/Estadão/TV Globo ouviu 2.002 eleitores entre 1 e 4 de outubro em 94 municípios paulistas. A margem de erro máxima é de 2 pontos porcentuais e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral sob protocolo SP-00063/2014.

Eleição em São Paulo deve ser definida no 1º turno Foto: Montagem/Estadão

PUBLICIDADE

DATAFOLHANa sondagem divulgada pelo instituto, Alckmin (PSDB) aparece na liderança da pesquisa de intenção de voto com 59% dos votos válidos. O candidato Paulo Skaf (PMDB) vem em seguida, com 24% dos válidos, enquanto Alexandre Padilha (PT) tem 13%

Os candidatos Gilberto Natalini (PV), Laércio Benko (PHS) e Gilberto Maringoni (Psol) tiveram 1% cada. Raimundo Sena (PCO), Wagner Farias (PCB) e Walter Ciglioni (PRTB) não pontuaram. O porcentual leva em conta votos válidos, excluindo brancos e nulos.

Com a porcentagem, Alckmin ganharia a disputa pela reeleição no primeiro turno. Na comparação com a pesquisa anterior, divulgada pelo Datafolha na quinta-feira (2), o candidato do PSDB oscilou de 58% para 59%. Skaf oscilou saindo de 26% para os atuais 24% e Padilha manteve os 13%. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo. Se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, Alckmin aparece com 51%, Skaf com 21% e Padilha com 11%. Os votos em branco e nulos somaram 8%. Não sabem ou não responderam 7% dos eleitores entrevistados. A sondagem divulgada neste sábado foi realizada na sexta-feira (3) e hoje. Foram entrevistados 3.119 eleitores em 59 municípios paulistas. A margem de erro é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de dois pontos prevista. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo número SP-00064/2014 e BR-01037/2014.SEGUNDO TURNOO Datafolha fez simulação de segundo turno entre Alckmin e Skaf. O governador de São Paulo e candidato do PSDB à reeleição ficou com 60% e Skaf, 29%. Os votos em branco e nulos somaram 8% e não sabem ou não responderam 3% dos eleitores entrevistados. O Datafolha também fez simulação de segundo turno entre Alckmin e Padilha. Nesse caso, Alckmin obteve 67% e o candidato do PT, 20%. Votos em branco e nulos totalizaram 10% e não sabem ou não responderam, 3%. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.