PUBLICIDADE

Em debate, candidato tucano diz que vai fazer PPP da iluminação

Em encontro promovido pela 'Folha de S. Paulo', STB e UOL, Doria promete parceria com empresas para a troca de lâmpadas

Por Bruno Ribeiro e Valmar Hupsel Filho
Atualização:

O candidato do PSDB à Prefeitura, João Doria, disse nesta sexta-feira, 23, que, se eleito, vai fazer uma parceria público-privada para alterar a tecnologia de iluminação pública na cidade para lâmpadas LED. 

A proposta, apresentada durante debate promovido pelo jornal Folha de S.Paulo, STB e UOL, no entanto, não é nova. Foi feita em 2012 pelo então candidato Fernando Haddad (PT), que tentou implantar durante sua gestão, mas esbarrou no Tribunal de Contas do Município (TCM). 

Candidatos à Prefeitura de São Paulo participam de debate no SBT Foto: Sergio Castro|Estadão

PUBLICIDADE

Em junho de 2015, o TCM apontou falhas técnicas no edital de licitação e ordenou sua suspensão. A Prefeitura refez o processo acatando determinações do tribunal e, ainda no ano passado, lançou um novo edital. Este chegou até a fase de abertura de envelopes, mas foi suspenso novamente em maio deste ano no TCM e na Justiça por causa de representações feitas por participantes. O processo só foi liberado na Justiça. 

Sem conseguir aprovar a PPP, com dinheiro em caixa após aumentar a taxa de iluminação em 76%, Haddad tocou sua promessa de campanha com recursos próprios, alterando a iluminação em 94 mil pontos ou 15% da cidade. Doze bairros da periferia já estão com iluminação 100% LED, afirma a campanha petista. 

A PPP para trocar a iluminação pública da cidade foi a única proposta feita no debate. 

No primeiro encontro após a divulgação da pesquisa Datafolha, na qual Doria aparece pela primeira vez na liderança da disputa, empatado tecnicamente com Celso Russomanno (PRB) e Marta Suplicy (PMDB), o candidato do PSDB foi alvo de críticas mais contundentes dos adversários. O principal ataque partiu da ex-prefeita Luiza Erundina. A candidata do PSOL questionou se o tucano já tinha devolvido uma área irregular que detém em Campos do Jordão. “Não estamos discutindo a prefeitura de Campos do Jordão, mas a de São Paulo”, respondeu Doria. 

Até o dia da votação no primeiro turno, os candidatos em São Paulo participarão de mais dois debates: uma da Rede Record, neste domingo, 25, e da TV Globo, marcado para a próxima sexta-feira, 30.

Publicidade