PUBLICIDADE

Dilma volta a liderar no 1º turno com 39%, indica Ibope

Marina oscila dois pontos para baixo, fica com 31% e sai de situação de empate técnico com a presidente; Aécio mantém 15%

PUBLICIDADE

Por Ricardo Brito e Ricardo Della Coletta
Atualização:

Brasília - A presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, oscilou de 37% para 39% das intenções de voto em pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira, 12. Com o resultado, a petista volta a ficar na liderança no primeiro turno, já que a candidata do PSB, Marina Silva, oscilou de 33% para 31% e saiu da situação de empate técnico, apontada no levantamento da semana passada. O candidato do PSDB, Aécio Neves, manteve os 15%.

Já a vantagem de Marina sobre Dilma e um eventual segundo turno caiu e agora as candidatas aparecem em situação de empate técnico.

Dilma Rousseff, Marina Silva e Aécio Neves Foto: Montagem/Estadão

PUBLICIDADE

 

Pastor Everaldo (PSC) tem 1% dos votos, também o mesmo índice alcançado na última sondagem. Os outros candidatos, somados, têm 1%, ante 2% no levantamento anterior. Brancos e nulos são 8%, ante a 7% na sondagem anterior, e indecisos somaram 5%.

A pesquisa Ibope foi contratada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e entrevistou 2.002 eleitores em 144 municípios de todo o País entre os dias 5 e 8 de setembro. A margem de erro máxima é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, em um nível de confiança estimado de 95%. Ou seja, se fossem feitas 100 pesquisas idênticas a esta, 95 deveriam apresentar resultados dentro da margem de erro.

A pesquisa foi registrada na Justiça eleitoral com o número BR-00593/2014. O último levantamento Ibope, da semana passada, foi encomendado pelo Estado e pela rede Globo.

Espontânea. Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados os nomes dos candidatos, Dilma aparece com 35% das intenções de voto, seguida de Marina, com 23% e de Aécio, com 12%. Outros somam 1%, brancos e nulos são 11% e não sabem ou não responderam somam 19%.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.