PUBLICIDADE

Dilma melhora em algumas cidades do RS, mas perde na capital

Candidata do PT conseguiu reverter quadro em várias cidades no entorno de Porto Alegre, mas tucano ainda vence no maior município do Estado

Por Mateus Coutinho
Atualização:

Estado onde Dilma iniciou sua carreira política, o Rio Grande do Sul foi onde ela registrou melhora de seu desempenho em algumas cidades em relação a 2010, apesar de ela não ter saído vitoriosa na capital Porto Alegre.

PUBLICIDADE

Ao todo, a petista teve 43,2% dos votos válidos no RS, ficando acima de sua média nacional de 41,5%. O candidato do PSDB, Aécio Neves, ficou logo atrás dela no Estado, com 41,4% dos votos válidos, também acima da sua média nacional de 33,5%.

Apesar de ter nascido em Belo Horizonte, foi em Porto Alegre que Dilma iniciou sua carreira político-administrativa, ao assumir cargos nas gestões do PT e do PDT.

Na capital, o tucano ficou quase dois pontos percentuais à frente da petista, registrando 39,5% das intenções de voto, contra 37,6% de Dilma.

Nas cidades da região do entorno de Porto Alegre, contudo, Dilma conseguiu reverter o cenário em relação a 2010. Em Barra do Ribeiro, onde o tucano José Serra havia alcançado 49,4% dos votos há quatro anos atrás, a presidente atingiu a marca de 50,6%.

Em Mostardas, onde Dilma alcançou 41,2% em 2010, a presidente cresceu mais de dez pontos percentuais e chegou a 51,7% neste ano. Em São Jerônimo, onde conseguiu 43,8% em 2010, a petista também conseguiu um importante crescimento e chegou a 51,5%, passando a liderar no município.

Em Caxias do Sul, uma das maiores cidades do Estado, contudo, a presidente piorou seu desempenho em relação a quatro anos atrás e ficou em segundo lugar no município, com 27,0% dos votos. Aécio Neves venceu na cidade e atingiu a marca de 53,7%.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.