Datafolha tem empate técnico Marina-Aécio; Ibope ainda vê vantagem da ex-senadora

Dilma Rousseff (PT) aparece com 40% e Marina com 24% das intenções de voto nas duas sondagens

Por ALEXANDRE CAVERNI
Atualização:
Todas as variações registradas dos principais candidatos nos dois levantamentos foram dentro da margem de erro Foto: Estadão

Novas pesquisas Datafolha e Ibope divulgadas nesta quinta-feira são diferentes nas intenções de voto para o primeiro turno apenas sobre um dos principais candidatos, Aécio Neves (PSDB). Mas esta diferença faz com que numa delas o tucano esteja em empate técnico com Marina Silva (PSB) na disputa pelo segundo lugar na corrida presidencial.

PUBLICIDADE

Dilma Rousseff (PT) aparece com 40 por cento e Marina com 24 por cento das intenções de voto nas duas sondagens. Mas Aécio tem 21 por cento no Datafolha e 19 por cento Ibope. Como a margem de erro das duas pesquisas é de 2 pontos percentuais, pelo Datafolha o tucano e a candidata do PSB estão em empate técnico.

Todas as variações registradas dos principais candidatos nos dois levantamentos foram dentro da margem de erro. Na terça-feira, o Datafolha mostrava Dilma com 40 por cento, Marina com 25 por cento e Aécio com 20 por cento. Pelo Ibope, a presidente tinha 39 por cento, a candidata do PSB aparecia com 25 por cento, e o tucano somava os mesmos 19 por cento.

Ainda que as variações tenham sido na margem de erro, Marina oscilou para baixo nas duas pesquisas, mantendo a trajetória de queda. O caso de Aécio é mais complicado: confirmou trajetória de alta no Datafolha, mas seguiu estagnado no Ibope.

Mas as pesquisas têm diferenças: no Datafolha, os que planejam votar em branco e nulo somam 5 por cento, enquanto no Ibope eles são 8 por cento; já os indecisos somam, respectivamente, 5 por cento e 7 por cento. Os demais candidatos têm ao todo 4 por cento das intenções de voto no Datafolha e 3 por cento no Ibope.

Um detalhe importante: as entrevistas do Datafolha são mais recentes, foram realizadas entre quarta e quinta-feira. As do Ibope ocorreram entre segunda e quarta-feira.

"Somadas" as informações das duas pesquisas fica cada vez mais clara a realização do segundo turno, mas a grande incerteza da reta final do primeiro turno, quem vai disputar a nova rodada com Dilma, segue sem definição.

Publicidade

Com o encerramento oficial da campanha nesta quinta-feira, com a propaganda eleitoral obrigatória na TV acontecendo nesta noite, assim como a realização do último debate, não resta muito a fazer até domingo.

Mas os presidenciáveis terão a mobilização dos militantes e aliados candidatos a outros cargos trabalhando até a última hora. E vão torcer pela propagação entre o eleitorado de suas propostas e ataques a adversários. Numa campanha cheia de denúncias de corrupção e irregularidades, eles precisam também ficar de olho no noticiário nesses últimos dias.

SEGUNDO TURNO A grande diferença nas duas sondagens está nas simulações de segundo turno. Dilma vence nos quatro cenários, mas num deles sua vantagem é bastante diferente. Pelo Datafolha, Dilma vence Marina e Aécio pelos mesmos 48 a 41 por cento. No Ibope, a presidente vence a candidata do PSB pela mesma vantagem, ainda que com outro placar: 43 a 36 por cento. Mas contra o tucano, a vantagem é quase o dobro do que no Datafolha: 46 a 33 por cento. Na terça-feira, o Datafolha mostrava Dilma vencendo Marina por 49 a 41 por cento e Aécio por 50 a 41 por cento. Pelo Ibope, a presidente tinha 42 por cento e a candidata do PSB, 38 por cento, de modo que as duas estavam no limite do empate técnico. Contra o tucano, a petista vencia por 45 a 35 por cento. O Datafolha ouviu 12.022 pessoas em 433 municípios e o Ibope entrevistou 3.010 pessoas em 205 municípios.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.