PUBLICIDADE

'Candidatura de Ciro é irreversível', diz presidente do PDT

Carlos Lupi afirma que nome do ex-ministro dos governos Lula e Itamar Franco é o que 'sobrou' do espectro centro-esquerda no País, o que, segundo ele, favorecerá o partido em 2018

Por Erich Decat
Atualização:

BRASÍLIA - O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, considerou nesta terça-feira, 1, como "irreversível" a candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República em 2018. "No quadro político do centro-esquerda no Brasil só sobrou o Ciro. Eu acho que isso vai nos favorecer muito em 2018. O partido não aceitará outra condição, a candidatura do Ciro é irreversível", afirmou Lupi ao Estado.

Carlos Lupi, presidente do PDT Foto: André Dusek|Estadão

Segundo ele, entre os partidos que deverão ser procurados para a montagem de uma futura chapa presidencial estão o PT, PTB, PPS e o Solidariedade. "Temos de buscar aliança e aliados que façam um governo popular com compromissos de centro-esquerda", ressaltou o dirigente. A defesa de Lupi pela candidatura presidencial ocorre em meio às movimentações de Ciro para atrair alguns governadores do PT, após a derrocada dos petistas nesta eleição municipal. Conforme publicou o Estado, o grupo de Ciro tenta convencer governadores do PT a migrarem para outros partidos, que integram seu projeto de 2018. Atualmente, o PT comanda os Estados do Ceará, Bahia, Piauí, Minas Gerais e Acre. "O Brasil precisa de um projeto nacional de desenvolvimento, com começo, meio e fim, e que, audaciosamente, busque construir um grande entendimento entre quem produz e trabalha. Esse é o projeto que estou montando", afirmou Ciro logo após vitória de seu candidato Roberto Cláudio (PDT) à prefeitura de Fortaleza, ocorrida no domingo.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.