PUBLICIDADE

Candidato a governador revela homossexualidade em propaganda

Aílton Lopes, postulante a chefe do Executivo do Ceará, assumiu homossexualidade e exibiu beijo gay em programa eleitoral

Por Juliana Diógenes
Atualização:
Aílton Lopes (PSOL) assume homossexualidade em propaganda eleitoral Foto: REPRODUÇÃO

O candidato ao Governo do Ceará, Aílton Lopes (PSOL), revelou que é homossexual e mostrou beijo gay em propaganda eleitoral na televisão nesta sexta-feira, 29. A campanha, que foi ao ar no Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, exibiu dois casais do mesmo sexo se beijando. No vídeo, com duração de 1 minuto e 44 segundos, o candidato defendeu que assumir a luta pela diversidade sexual é um "ato político" em defesa dos direitos. 

"Eu sou gay e sei como foi difícil me aceitar, me assumir. Enfrentei o medo da rejeição, a desconfiança se eu era normal, o medo de ser alvo de piadas. Há quem esteja chocado com um beijo ou com qualquer troca de afeto entre pessoas do mesmo sexo. É impressionante como o amor tem causado mais choque do que a guerra, do que a violência e a desigualdade", diz o candidato no vídeo. 

PUBLICIDADE

No programa, Lopes caracterizou a sociedade brasileira como machista, racista e homofóbica, apresentando dados sobre a violência contra homossexuais. O candidato prometeu defender direitos dos gays, como a adoção de filhos, o casamento civil e a adoção de nome social.

De acordo com o último levantamento Datafolha, encomendado pelo jornal O POVO, de Fortaleza (CE), e divulgado em 14 de agosto, o candidato do PMDB, Eunício Oliveira, segue na liderança com 47% da preferência dos entrevistados. Camilo Santana (PT), aliado do governador Cid Gomes, vem na sequência com 19%. Eliana Novais (PSB) tem 7% e Ailton Lopes (PSOL), 4%. Os eleitores que afirmaram não votar em nenhum candidato totalizaram 10% e os indecisos representam 13%.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.