1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Campos e Marina fazem 1º ato de campanha em cidade-satélite do DF

Bernardo Caram - O Estado de S. Paulo - Atualizado às 14h50

06 Julho 2014 | 12h 53

Acompanhados do senador Rodrigo Rollemberg, dupla ouviu reclamações da comunidade do Sol Nascente, em Ceilândia

Brasília - A Comunidade do Sol Nascente, em Ceilândia, cidade-satélite no entorno de Brasília, foi escolhida pelo candidato do PSB à presidência Eduardo Campos e sua vice Marina Silva para dar início à campanha presidencial na manhã deste domingo, 6. No local, sob a gestão do petista Agnelo Queiroz, o presidenciável fez críticas às gestões federal e local do Partido dos Trabalhadores.

"Não se pode admitir que a 35 quilômetros do Palácio do Planalto, num Estado governado pelo mesmo partido (da presidente Dilma), você ande nas ruas de uma comunidade e sequer o lixo é retirado das ruas" afirmou.

A Sol Nascente é considerada a maior comunidade carente do Distrito Federal, com população estimada em 100 mil pessoas. Nas ruas onde passou o grupo com militantes e assessores, montes de lixo se acumulam e o esgoto escorre pela via. De acordo com Marina Silva, a escolha do local considerou o conjunto de problemas presentes na área, que estão entre as temáticas do programa de governo do partido. "A escolha não foi em relação a reduto eleitoral de ninguém, porque as pessoas são livres. A escolha foi exatamente em função dos temas que nós estamos priorizando", disse.

André Dusek/Estadão
Acompanhados pelo senador Rodrigo Rollemberg, Eduardo Campos e Marina Silva visitaram a comunidade do Sol Nascente, em Ceilândia

Em 2010, a então candidata Marina Silva ficou em primeiro lugar no Distrito Federal, com 42% dos votos válidos. No região, entretanto, muitos moradores não os conheciam. O atendente de farmácia Joelson de Oliveira nunca ouviu falar em Eduardo Campos ou Marina Silva e se diz incomodado com a presença de políticos na região em período eleitoral. "Agora vai vir muita gente aqui. Depois da eleição, eles somem", disse.

A opinião é compartilhada por Ana Maria Reis, que vende verduras em uma barraca. "Nessa época, eles aparecem. Fazem promessas e promessas", afirmou. Na rua, um senhor que passou ao lado dos candidatos reclamava: "Agora, todo mundo vem apertar a nossa mão".

Em discurso para os moradores, Marina Silva disse que, se Eduardo for eleito, eles voltarão ao local para fazer um plano de trabalho. "Não estamos fazendo promessa, estamos aqui para assumir um compromisso", disse.

Em pouco mais de uma hora de caminhada pela região, Campos e Marina cumprimentaram alguns moradores que observavam a movimentação nas portas de suas casas e ouviram reclamações sobre as condições do local. "Eu fui andando, perguntando a cada um qual era o principal problema e todas as vezes as respostas vinham ao encontro do nosso programa", disse Campos.

O ex-governador de Pernambuco, que fez todo o percurso com um microfone de lapela preso à camisa, sempre acompanhado por uma equipe de vídeo, falou dos problemas de educação, saúde e segurança pública na área. "Essa comunidade do Sol Nascente representa todas as prioridades que nós chamamos atenção nas nossas diretrizes. (...) O que foi feito aqui, foi feito pela força do povo. O que não foi feito aqui, era exatamente a parte que caberia aos governos fazer", afirmou.

Na caminhada, a dupla estava acompanhada do senador Rodrigo Rollemberg, candidato do PSB ao governo do Distrito Federal, e do deputado federal Reguffe (PDT), candidato da coligação ao Senado.

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo