1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Campos aposta no Rio como 'porta de entrada' no Sudeste

LUCIANA NUNES LEAL / RIO - O Estado de S.Paulo

01 Março 2014 | 02h 33

Presidenciável do PSB planeja herdar o forte eleitorado marineiro no Estado para vencer no 3º colégio eleitoral do País

Diante da polarização entre PT e PSDB em São Paulo e da liderança do tucano Aécio Neves em Minas Gerais, o futuro candidato do PSB a presidente, Eduardo Campos, vê no Rio de Janeiro, terceiro colégio eleitoral do País, uma porta de entrada no Sudeste, onde ainda é desconhecido.

Por isso, vai aproveitar o seminário da aliança PSB-Rede-PPS, dia 15 de março, no Rio, para reforçar a parceria com a futura candidata a vice, Marina Silva.

Campos pretende beneficiar-se, ao menos em parte, do bom desempenho da Marina no Estado do Rio em 2010 - então candidata do PV, ela ficou em segundo lugar na disputa presidencial, nove pontos à frente do tucano José Serra. O pré-candidato do PSB aposta no perfil "novidadeiro" do eleitor fluminense.

Ao contrário de São Paulo e Minas Gerais, onde a Rede de Marina e o PSB de Campos divergem sobre as alianças para o governo do Estado, no Rio de Janeiro o governador de Pernambuco está entre duas opções que agradam à aliada: ou apoiar o pré-candidato do PROS, deputado Miro Teixeira, ou ter candidatura própria, com o deputado Alfredo Sirkis (ex-PV). Tanto Miro quanto Sirkis são próximos de Marina e trabalharam pela formação da Rede, que acabou não sendo formalizada como partido a tempo.

"Marina pode ajudar a criar uma identificação do eleitorado com Campos. Pode ser um elemento facilitador, mas não garantidor. Por isso ele tem que estar vinculado a uma proposta local. Por isso coloquei minha pré-candidatura", diz Sirkis.

Terceira via. Pesquisador da geografia do voto no Rio e em São Paulo, o professor da PUC-Rio Cesar Romero Jacob diz que é difícil prever para onde vão os 20 milhões de votos de Marina de 2010, mas faz uma ressalva pouco animadora para a aliança: "A terceira via não existe de forma consistente no Brasil". Ele lembra que Leonel Brizola ficou em terceiro lugar em 1989 e desapareceu em 1994, quando perdeu para Enéas Carneiro. Este sumiu em 1998, quando Ciro Gomes foi o terceiro. E Ciro, em 2002, perdeu o terceiro lugar para Anthony Garotinho. Terceira em 2006, Heloísa Helena agora é vereadora em Maceió. "Se Marina ajudar a levar Campos ao segundo turno, será uma grande novidade", afirma.

O professor constatou que, no Rio, Marina teve eleitores de perfis muito diferentes: o admirador do PSDB dos bairros ricos insatisfeito com a campanha de Serra, o eleitor de esquerda dos bairros de classe média decepcionado com Lula, o eleitorado evangélico ligado à Assembleia de Deus morador dos bairros pobres da periferia; e os simpáticos à causa ambiental. "Este ano, o PT terá candidato próprio e o PMDB do Rio parece que vai caminhar com Aécio Neves."

"O que percebo é que Marina cresceu em relação a 2010", contrapõe o pré-candidato do PROS no Rio, Miro Teixeira. Para ele, Campos é uma boa figura política. "Acredito que suas propostas serão bem acolhidas no Rio", afirma.

  • Tags:

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo