1. Usuário
Assine o Estadão
assine
Eleições 2014

Atrás nas pesquisas, Campos lidera nas viagens pelo Brasil

Daniel Bramatti e Isadora Peron - O Estado de S. Paulo

10 Agosto 2014 | 05h 00

No 1º mês de campanha, pernambucano rodou 28,3 mil km; clique no nome de cada candidato para ver o percurso de cada um

Com 28,3 mil quilômetros voados ou percorridos por terra, Eduardo Campos (PSB) foi o candidato que mais viajou pelo País no primeiro mês da campanha oficial, segundo mapas de monitoramento do Estadão Dados com os três principais concorrentes ao Planalto. Foram 47 deslocamentos entre 32 cidades das regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste.

Em segundo lugar no ranking de viagens está a presidente Dilma Rousseff, que percorreu quase 22 mil quilômetros - sem contar a ida para a Venezuela, no dia 29, quando participou da reunião de cúpula do Mercosul. O tucano Aécio Neves percorreu 15,7 mil quilômetros.

O levantamento considera todas as viagens dos três principais candidatos à Presidência feitas desde o dia 6 de julho, data que, pelo calendário do Tribunal Superior Eleitoral, marca o início oficial da campanha.As distâncias são medidas entre os centros das cidades, em linha reta.

Para Bazileu Margarido, um dos coordenadores da campanha de Campos, é natural que ele tenha viajado mais, já que é o mais desconhecido do trio. “Nós demos prioridade para o Sudeste e o Nordeste, mas, como o País é grande, a campanha precisou estar presente nas diversas regiões”, afirmou.

Segundo Bazileu, o ritmo das viagens não vai diminuir. “A agenda do candidato tem sido intensa e isso vai continuar. A diferença é que agora vamos poder contar com a maior visibilidade que a mídia oferece.”

Destino certo. Desde a última quinta-feira, quando esteve em Salvador, Campos circula pelo Nordeste. Da capital baiana, seguiu na sexta-feira para Arapiraca (AL) e reservou o dia de ontem para eventos na Paraíba, antes de seguir para Pernambuco.

Antes disso, o ex-governador pernambucano já havia rodado por Maranhão, Ceará e Rio Grande do Norte. A ênfase em sua própria região tem razões matemáticas: as pesquisas mostram que, fora de Pernambuco, o candidato do PSB tem taxas de intenção de voto próximas à sua média nacional (9%, segundo a última pesquisa do Ibope).

A mancha formada pelos traçados das viagens de Aécio revela prioridade para o Sudeste - das 14 cidades visitadas, oito ficam na região.

No início da campanha, a maior parte das viagens de Dilma ainda se devia a compromissos como presidente. Nos últimos dias, porém, ela assumiu abertamente o figurino de candidata. Seu principal alvo foi o eleitorado paulista: nas últimas duas semanas, foram cinco agendas de campanha no Estado. 

Eleições 2014

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo