Alckmin forma ‘cinturão azul’ em SP

PSDB, partido do governador, vence em quatro das cinco prefeituras em que disputa o segundo turno; legenda terá maior ‘fatia’ do Estado

Por José Maria Tomazela/Sorocaba
Atualização:

Com vitória em quatro das cinco cidades em que disputou o segundo turno em São Paulo, o PSDB do governador Geraldo Alckmin comandará mais de um quarto das prefeituras no Estado de São Paulo e cerca de metade da população. No interior, o PSDB disputou três das seis prefeituras com segundo turno e ganhou em duas, Jundiaí e Ribeirão Preto, o terceiro maior colégio eleitoral do interior. A única derrota tucana aconteceu em Franca.

Com as vitórias obtidas também em São Bernardo do Campo e Santo André, o PSDB aumenta para 168 o número de prefeituras conquistadas no Estado nestas eleições, mais de um quarto dos 645 municípios paulistas. O número é menor que os 171 prefeitos tucanos eleitos em 2012, mas o PSDB conquistou as cidades mais importantes, como a capital e, agora, São Bernardo, Santo André, Ribeirão Preto e Jundiaí, todas com alta densidade eleitoral.

Geraldo Alckmin discursa ao lado de JoãoDória Junior, prefeito eleito de SP Foto: JF Diorio/Estadão

PUBLICIDADE

No interior, o tucano Duarte Nogueira ganhou a disputa com Ricardo Silva, do PDT, pela prefeitura de Ribeirão Preto. “Precisamos resgatar a confiança da população. A cidade passa por um momento difícil e a mudança no Brasil passa pela mudança na cidade”, afirmou o tucano após o resultado ser anunciado. Na cidade, a atual prefeita e nove vereadores são alvo de investigação por suspeita de corrupção.

Em Jundiaí, Luiz Fernando Machado, do PSDB, confirmou o favoritismo e desbancou o atual prefeito Pedro Bigardi, do PSD, que concorria à reeleição. 

Entre os outros partidos, o DEM conseguiu vitórias importantes em Sorocaba, com José Crespo - que derrotou o candidato do PSOL, Raul Marcelo - , e em Franca, onde Gilson de Souza venceu o tucano Sidnei Franco da Rocha e interrompeu uma hegemonia de 12 anos de governos do PSDB.

O PSD fez a prefeitura de Bauru, com Clodoaldo Gazzetta derrotando Raul Gonçalves do PV. Já o PSB elegeu o médico Valter Suman para a prefeitura do Guarujá, em disputa apertada com Haifa Madi, do PPS. A vitória só veio no final, com pouco mais de 1% de diferença.

Nenhum candidato do PT disputou o segundo turno no interior. Em Taubaté, embora estivesse previsto, não houve segundo turno. O candidato do PSDB, Ortiz Junior, teve mais de 50% dos votos válidos no primeiro turno, mas estava com a candidatura suspensa. O recurso da defesa foi acolhido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e sua eleição deve ser confirmada.

Publicidade

Cinturão. O segundo turno consolida uma espécie de “cinturão azul” de prefeituras dominadas pelo partido que governa o Estado há 22 anos. Além da vitória na capital no primeiro turno, tucanos já haviam saído vitoriosos em cidades importantes no interior e no litoral do Estado.

Na Baixada Santista, por exemplo, sete das nove cidades serão comandadas por tucanos, incluindo a maior delas, Santos, onde o ex-secretário estadual Paulo Barbosa foi reeleito no primeiro turno. No litoral norte, apesar de ter perdido Caraguatatuba, conquistou a vizinha São Sebastião com Felipe Augusto.

No Vale do Paraíba, além de Taubaté, o partido reconquistou a maior cidade da região, São José dos Campos, com Felipe Ramuth, que impediu a reeleição do petista Carlinhos Almeida. O mesmo ocorreu na vizinha Jacareí, onde Izaias Santana (PSDB) foi eleito no primeiro turno após 16 anos de administrações do PT na cidade.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.