PUBLICIDADE

Vox Populi mantém diferença entre Dilma e Serra nos votos válidos, mas não no total

A pesquisa Vox Populi concluída no domingo mostra Dilma Rousseff (PT) com 57% dos votos válidos, contra 43% de José Serra (PSDB). É o mesmo placar da pesquisa anterior do instituto, feita uma semana antes. O resultado não alterou a média dos 4 institutos, que continua dando 10 pontos de dianteira para a petista: 55% a 45%.

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:
 Foto: Estadão

No total de votos, a diferença de Dilma para Serra passou de 12 para 11 pontos. Ela oscilou de 51% para 49%, enquanto o tucano foi de 39% para 38%. Os pontos que estão faltando aparecem no aumento dos indecisos, de 4% para 7%. Na falta de melhores notícias, esse pode ser um alento para a campanha tucana.

PUBLICIDADE

Se os números estiverem corretos, pode ser sinal de que a troca de chumbo entre Dilma e Serra esteja aumentando o contingente de indecisos, que, em tese, poderiam migrar para o tucano na urna. Mas uma pesquisa é insuficiente para saber se isso é uma tendência ou uma variação numérica sem significado.

O Datafolha, nesta terça-feira, poderá confirmar ou não esse movimento marginal do eleitorado. Na quarta sai pesquisa do Sensus, e na quinta, do Ibope. Aí, sim, teremos um quadro mais preciso dos movimentos de última hora dos eleitores antes do debate da Globo, marcado para sexta-feira.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.