"Dilmarina" e as mulheres

Nunca tantos eleitores declararam pretender votar em mulheres para presidente do Brasil. Segundo a última pesquisa Vox Populi, Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PV) têm, juntas, 46% das intenções de voto. Se fossem uma candidata só e a eleição fosse hoje, "Dilmarina" seria eleita no 1º turno. A evolução é histórica: mulher mais bem votada na história das eleições presidenciais brasileiras, Heloísa Helena (PSOL) recebeu apenas 6,8% dos votos válidos, no pleito de 2006.

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

E como votam as mulheres?

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Historicamente, a evolução do voto feminino tem algumas peculiaridades ao longo das campanhas eleitorais: as eleitoras demoram mais para se definirem por um candidato, tendem a escolher quem represente mais segurança para sua família e prestam mais atenção aos gestos e à aparência dos postulantes. Mas, apesar de flutuações, na reta final o voto feminino e masculino tende a se equiparar. Há, todavia, exceções.

O PT e Luiz Inácio Lula da Silva que o digam. No começo do 2º turno de 2006, o então candidato à reeleição tinha 6 pontos porcentuais a menos entre as mulheres. Embora tenha crescido entre homens e mulheres durante o turno final, Lula chegou na véspera da eleição, segundo o Datafolha, com os mesmos 6 pontos a menos no eleitorado feminino, mostrando que a resistência de parte das eleitoras a ele é persistente.

E como as mulheres se comportam na atual disputa eleitoral? Ao que tudo indica, Dilma herdou de Lula a mesma dificuldade extra para convencer o eleitorado feminino. A petista vem crescendo em todos os segmentos, mas não tem conseguido superar a defasagem entre as mulheres. Desde janeiro, a petista tem obtido entre 8 e 10 pontos porcentuais a menos no eleitorado feminino, segundo o Vox Populi.

Essa dificuldade de Dilma entre as eleitoras tem duas explicações complementares. De um lado, reflete a resistência de parte do eleitorado feminino a candidatos petistas. Mas não só.De outra parte, é maior o desconhecimento de Dilma entre as mulheres. As eleitoras não apenas conhecem menos a ex-ministra como ligam menos seu nome ao de Lula.

Publicidade

Se essa hipótese estiver correta, é de se esperar que à medida que a propaganda eleitoral conectar a candidata do PT ao presidente, mais eleitoras passem a declarar voto em Dilma. Mas, mesmo que isso ocorra, dificilmente ela conseguirá um percentual de voto tão alto entre as mulheres quanto o que obtém entre os homens. É o oposto do que ocorre com Marina Silva. José Serra (PSDB), como se vê no gráfico, tem percentuais equivalentes entre os eleitores de ambos os sexos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.