PUBLICIDADE

Diferença, inércia e aceleração dão mais chances a Aécio no Ibope da véspera da eleição

Apesar do empate técnico não permitir dizer com certeza qual dos dois candidatos passará ao segundo turno junto com Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB) leva vantagem sobre Marina Silva (PSB). Por pelo menos três razões.

Por Jose Roberto de Toledo
Atualização:

1) Inércia: os movimentos da reta final de campanha são os mais importantes, porque acomodam os eleitores indecisos ou que estão mudando de voto. Toda a movimentação dos últimos dias foi favorável a Aécio e desfavorável a Marina. Ele está em ascensão, e ela, em uma curva de queda continuada há um mês.

PUBLICIDADE

2) Aceleração: Aécio cresceu cinco pontos em apenas dois dias, de 22% para 27% dos votos válidos, enquanto Marina caiu quatro pontos, de 28% para 24%, no mesmo período. Esse movimento mais rápido na última hora é um bom sinal para o tucano. É similar ao que aconteceu com Fernando Haddad (PT) e Celso Russomanno (PRB) na reta final do primeiro turno da eleição paulistana de 2012 e deu Haddad.

3) Vantagem probabilística: a diferença de três pontos, embora configure empate técnico (Aécio poderia ter no mínimo 25%, e Marina, no máximo 26%), confere favoritismo ao tucano. Considerada a margem de erro, há mais combinações de resultado que o favorecem do que a ela. Das 25 possíveis, 22 o deixariam em segundo lugar, duas os deixariam empatados e só uma (26% a 25% para ela) levaria Marina ao segundo turno.

Mesmo assim, embora bem menor, ainda há uma possibilidade de Marina ir para o segundo turno. O que não há é chance de não haver segundo turno. ..

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.