Chuva de cinzeiros à frente

A queda do apoio ao partido até nos redutos eleitorais mais fiéis do petismo, apontada por pesquisa interna do PT, não ocorre só em São Paulo. A mesma pesquisa Datafolha que mostrou a popularidade de Dilma Rousseff despencando já sinalizava uma queda da simpatia nacional pelo PT, principalmente entre jovens.

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Esses sinais de alerta foram compreendidos, ao menos em parte, pela cúpula do partido e do governo. A reação tem sido reforçar as ações governamentais nas áreas onde o petismo é mais forte há pelos menos uma década: periferias das grandes cidades e pequenas cidades do interior.

PUBLICIDADE

É para o interior que devem ir os médicos estrangeiros e os que queiram se formar daqui para frente. É na periferia que vive a população que mais anda de ônibus.

Isso significa também confrontar a classe média tradicional, que, por vários motivos, tende a não aprovar esse tipo de ação.

O cenário político e eleitoral que se está montando como reflexo das manifestações juninas e a subsequente reação da opinião pública e do governo é o de uma polarização social mais aguda. O PT vai tentar se abrigar junto ao eleitorado pobre e emergente, enquanto a oposição disputa a classe média politicamente órfã.

Nesse cenário, é muito provável que novos conflitos ocorram - ideológicos e físicos. Mais cinzeiros voarão da sacada para a rua, como aconteceu no sábado no Copacabana Palace no Rio. A diferença é que é capaz de a rua devolvê-los em dobro.

Publicidade

...

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.