Cavalo passou arreado, mas Marina não montou

Marina Silva perdeu a oportunidade de se consolidar como a principal adversária de Dilma Rousseff na corrida presidencial. E não é só pela falta de partido. A ex-senadora teve seu auge de popularidade em julho, logo após os protestos em massa, mas não montou no cavalo que passava arreado em sua porta.

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A perda de intenção de voto de Marina coincide com a resistência da Justiça eleitoral de conceder o registro para o seu novo partido em tempo de a Rede disputar a eleição de 2014. Caso precise se filiar a outra legenda, como o PEN, o pedágio a ser pago pela presidenciável será mais caro do que teria sido antes de a pesquisa Ibope detectar sua perda de cacife.

Clique para interagir Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Em julho, Marina havia sido a candidata que mais crescera nas pesquisas, canalizando a esperança de boa parte dos manifestantes por mudanças na política. Dois meses depois e sem um partido para chamar de seu, a presidenciável não conseguiu segurar esses novos simpatizantes em seu barco.

Isso não quer dizer Marina esteja fora do jogo presidencial. Ela ainda é a segunda colocada na pesquisa e nem Aécio Neves nem Eduardo Campos conseguiram aproveitar-se de sua queda para crescerem. Ao contrário, continuam patinando.

Por outro lado, 1 em cada 3 eleitores segue sem candidato. Esses inconformados são o alvo a ser conquistado por Marina e os demais oposicionistas. Parte deles já não rejeita Dilma como rejeitava há dois meses. Eles definirão a eleição.

...

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.