PUBLICIDADE

Candidatura de Ciro se segura cada vez mais no Nordeste

É dura a vida de Ciro Gomes. Usado por Lula para evitar o "já ganhou" de José Serra (PSDB), abandonado pelos pequenos partidos que lhe dariam mais tempo de TV, isolado dentro do próprio PSB, o deputado cearense vê sua intenção de voto para presidente da República cair pouco a pouco. Na mais recente Datafolha, Marina Silva (PV) aparece, pela primeira vez, numericamente à sua frente. O último fio de esperança de Ciro é o Nordeste.

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:
 Foto: Estadão

O gráfico mostra como a tendência da intenção de voto estimulada de Ciro é declinante em todas as regiões, menos onde ele surgiu para a política. É muito difícil para qualquer presidenciável sustentar uma candidatura com base em apenas um reduto eleitoral. Ele pode usar seu local de origem como trampolim para um salto nacional, jamais confirnar-se a ele.

PUBLICIDADE

Proporcionalmente, o eleitorado de Ciro está cada vez mais nordestino. E, mesmo entre eles, ele terá enormes dificuldades para crescer, devido à grande popularidade de Lula na região e sua campanha por Dilma Rousseff (PT). O presidente e seu partido investem com força na candidatura de Dilma até no Ceará, reduto dos Gomes. Ao que indicam as pesquisas, Ciro caminha para ser mais um "cristianizado" da política brasileira.

Isso não quer dizer que Ciro vai ser um Cristo e dar a outra face. Seria um Cristiano Machado do século 21 (candidato a presidente em 1950 abandonado pelo seu partido, o PSD, que de fato apoiava Getúlio Vargas), não fosse Ciro um atirador certeiro e contumaz. Se permanecer no jogo, poderá disparar contra José Serra (PSDB), seu alvo predileto. Mas também pode sair atirando contra Dilma.

 Foto: Estadão

Hoje, segundo o Datafolha, o eleitorado de Ciro tenderia a se distribuir mais favoravelmente ao tucano caso o pré-candidato do PSB abandonasse a campanha. Mas essa proporção pode mudar dependendo de como Ciro tratar cada adversário. Em dezembro, como se vê no gráfico, Dilma e Marina ganhariam mais com uma saída do adversário.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.