Porque Lewandowski assumiu a Presidência da República?

É a Constituição Federal que determina o que deve ser feito em casos nos quais o Presidente não esteja no país: primeiro é chamado o Vice-Presidente, depois o Presidente da Câmara dos Deputados, depois do Senado e, por fim, o Presidente do STF. A lógica da Constituição é, assim, dispor a responsabilidade entre os três poderes, mas sempre privilegiando aqueles que detêm direta representação popular. Por este motivo o Presidente do STF é o último na linha de substituição da Presidência da República.

PUBLICIDADE

Por Supremo em Pauta
Atualização:

Quinto na linha sucessória para assumir a Presidência da República caso haja vacância do cargo, o Presidente do STF, Ricardo Lewandowski, assumiu o cargo por 3 dias.

PUBLICIDADE

A questão não está, no entanto, na autorização constitucional para que a exerça, mas sim na ausência de todos os demais membros indicados pela Constituição a fazê-lo.

A Presidente estará em viagem nas Nações Unidas. O Vice, no Uruguai. Já os Presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado "declinaram" do dever de exercer a Presidência da República. Tal escusa em assumir a Presidência é explicada em parte pelo entendimento, do Tribunal Superior Eleitoral, que torna inelegível qualquer candidato que tenha substituído a Presidência da República nos 6 meses anteriores a eleição - inclusive o próprio Vice-Presidente e os demais indicados na linha sucessória.

O atual Presidente da Câmara é candidato a Governador do Rio Grande do Norte. Já o Presidente do Senado, Renan Calheiros, embora não seja candidato, tem um filho concorrendo ao Governo de Alagoas. Ambos, caso assumissem a Presidência por três dias, estariam (eles e seus parentes) impedidos de concorrerem às eleições de 2014. Em tempos de eleições acirradas pela Presidência da República, é curioso notar como o cargo é tão facilmente dispensado.

E, assim, assumiu a Presidência da República o ministro Presidente do STF, Ricardo Lewandowski .

Publicidade

Já a Presidência do STF - a qual deve a honra de ter sido alçado a Presidente da República temporário - foi conquistada por Lewandowski de maneira mais trivial. Os Ministros do STF escolhem, entre si, o Ministro mais antigo que ainda não tenha exercido a Presidência. É um dos "rituais", costumes tradicionais do STF sem previsão na lei ou no regimento; tanto o contrário, o que se prevê é a eleição de um dos ministros para assumir a Presidência. Ao imaginar que o cenário em que o Presidente do STF se torna o Presidente da República, este tipo de escolha entre os Ministros se torna ainda mais frágil.

 Eloísa Machado de Almeida, coordenadora do Supremo em Pauta

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.