Impeachment e representatividade no Senado Federal

A próxima etapa do processo de impeachment da presidente da República Dilma Rousseff (PT) passa pelo Senado Federal. No dia 18 de abril, o processo foi recebido pela Casa, devendo agora ser formada uma comissão especial para elaboração de parecer sobre admissibilidade. Essa comissão será composta por 21 senadores e dividida, proporcionalmente, em blocos partidários (1).

PUBLICIDADE

Por Supremo em Pauta
Atualização:
 Foto: Estadão

Uma vez no Plenário da Casa, se, por maioria simples, o parecer for aprovado, a presidente é intimada e afastada por um período de 180 dias, no qual o vice-presidente Michel Temer (PMDB) assume.

PUBLICIDADE

Após os votos declarados na sessão especial da Câmara dos Deputados, que determinou o seguimento do processo de impeachment no último domingo (17), surgiu um questionamento sobre a real representatividade dos deputados. Isso pode se dar em parte pelo fato de que, dos 513 parlamentares, apenas 36 foram eleitos com votos próprios, ou seja, atingiram o quociente eleitoral necessário (2).

Diferentemente da Câmara, as eleições para o Senado são majoritárias, ou seja, os candidatos mais votados, em números absolutos de votos válidos, são eleitos por Estado. As cadeiras são renovadas alternadamente em quórum de 1/3 e 2/3 a cada eleição, com três representantes para cada unidade federativa e Distrito Federal, totalizando 81 senadores com mandato de 8 anos.

Ao contrário da proporcionalidade relativa à população verificada na Câmara, onde, por exemplo, São Paulo conta com 70 cadeiras e Tocantins com apenas 8, os mecanismos eleitorais que funcionam para o Senado Federal seguem uma lógica distinta. A princípio, esses mecanismos são formulados tendo em vista a igual representação dos interesses de cada Estado-membro da União, com São Paulo e Tocantins sendo representados igualmente.

Ainda assim, podem ser questionadas algumas características da composição do Senado Federal em relação à sua representatividade.

Publicidade

De todos os congressistas da Casa, 31 são ou já foram investigados pelo Supremo Tribunal Federal, sendo que 17 destes declararam voto a favor do afastamento da presidente até agora, pelo prognóstico do Estado.São 13 os senadores envolvidos na Operação Lava Jato.

 Foto: Estadão
 Foto: Estadão

A desigualdade de gênero também se faz presente nesse âmbito. Da composição atual da Casa, as mulheres formam apenas 14% do total, sendo 5 as eleitas na última legislatura, em 2014, de 27 novos senadores.

Ainda trabalhando com o placar parcial do Estado, são 47 os votos a favor do processo até agora, sendo 9 de 21 da região Norte (43%); 11 de 27 do Nordeste (41%); 10 de 12 do Centro-Oeste (83%); 11 de 12 do Sudeste (92%) e 6 de 9 do Sul (67%).

Resta saber o impacto que a dimensão federativa terá no processo de impeachment.

Juliana Mauro, Luíza Araujo e Pedro Forbes, alunos da graduação na FGV Direito SP

Publicidade

Sob supervisão da professora Eloísa Machado

1) Essa divisão das cadeiras foi decidida no dia 19 de abril da seguinte maneira: PMDB 5; PSBD/DEM/PV 4; PT/PDT 4; PSB/PPS/PcdoB/REDE 3; PP/PSD 3; PR/PTB/PSC/PRB/PTC

2) Quociente eleitoral: divisão do número total de votos válidos pelo número de cadeiras de cada Unidade Federada na Câmara dos Deputados.

FONTES USADAS NO ARTIGO:

http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/veja-a-lista-dos-lideres-do-senado-investigados-no-stf/

Publicidade

http://br.blastingnews.com/politica/2015/12/veja-o-ranking-por-partido-de-senadores-investigados-pelo-stf-00695951.html

http://infograficos.estadao.com.br/politica/placar-do-impeachment-senadores/

http://www12.senado.leg.br/hpsenado

http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2015/11/com-prisao-de-delcidio-13-senadores-sao-investigados-pela-lava-jato.html

http://www.otempo.com.br/capa/pol%C3%ADtica/veja-quais-os-pol%C3%ADticos-est%C3%A3o-envolvidos-na-opera%C3%A7%C3%A3o-lava-jato-1.1264014

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.