PUBLICIDADE

Consequências da renúncia no STF

Diante das medidas drásticas já tomadas pelo tribunal contra Eduardo Cunha, como a grave determinação de suspensão de seu mandato de deputado federal, a renúncia de Eduardo Cunha à Presidência da Câmara dos Deputados deve gerar poucas consequências no Supremo Tribunal Federal. Afinal, trata-se da renúncia a um cargo que não estava sendo exercido.

Por Supremo em Pauta
Atualização:

Por exemplo, o pedido de prisão de Cunha, que ainda não foi julgado pelo tribunal, segue tendo os mesmos obstáculos e limitações à prisão de parlamentares impostas pela Constituição: a prisão deve ser em flagrante delito de crime inafiançável, pouco importando, nesse caso, tratar-se, ou não, de presidente de uma das casas legislativas.

PUBLICIDADE

A repercussão mais direta se dá no deslocamento de seu processo para a 2ª turma, já que, por regimento interno, no plenário são julgados os presidentes das casas do Congresso Nacional, presidente e vice-presidente da república. Apesar de isso não significar mais leniência ou severidade, sobretudo se considerarmos que o ministro Teori Zavascki continuará sendo o relator de todos os seus inquéritos, é importante destacar que Eduardo Cunha sai ganhando: é julgado por menos ministros, em sessões não televisionadas, com direito à recurso ao plenário do tribunal.

Não há dúvidas que a série de derrotas de Cunha no STF tem fragilizado sua posição na Câmara dos Deputados, que parece vir a reboque do que decidem os ministros. Temos o tribunal ditando o ritmo dos acontecimentos na política: do impeachment à anunciada derrocada de Eduardo Cunha.

Publicidade

Eloísa Machado de Almeida, professora e coordenadora do Supremo em Pauta FGV Direito SP

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.