Foto do(a) blog

Movimentos, direitos, ideias

Vereador Natalini é pré-candidato do PV ao governo de SP

Ainda não é oficial, mas está encaminhado: o vereador Gilberto Natalini deve ser o candidato do PV na disputa  para o governo do Estado de São Paulo em 2014. O seu nome foi lançado pelo presidente do partido na cidade de São Paulo, Carlos Camacho, em reunião do diretório estadual realizada neste sábado, 5, na Câmara Municipal.

PUBLICIDADE

Por Roldão Arruda
Atualização:

Militantes e dirigentes partidários aplaudiram a proposta. Entre as pessoas que fizeram declarações públicas de apoio ao vereador encontrava-se Patrícia Penna, mulher do presidente nacional da sigla, o deputado federal José Luiz Penna.

PUBLICIDADE

A proposta ainda deverá ser oficializada e aprovada na convenção do partido.

No Estado de São Paulo, o PV integra a base de apoio do governador Geraldo Alckmin, do PSDB. Faz parte de sua estratégia eleitoral, porém, lançar nomes próprios para o Palácio dos Bandeirantes. Em 2010, o candidato Fábio Feldmann ficou em quinto lugar na disputa, com 940 mil votos.

Ele foi empurrado pelo fenômeno Marina Silva, que concorreu à Presidência da República naquele mesmo ano e saiu do pleito com 19,6 milhões de votos. A ex-senadora acabou puxando candidatos do PV em diversos lugares.

Após a eleição, porém, Marina se desentendeu com a direção dos verdes e abandonou o partido. Em 2014 ela deve embarcar na canoa do PSB, como foi anunciado também neste sábado, 5. Em outra palavras, se for mesmo para a disputa, o PV não terá o mesmo o mesmo vento a favor que empurrou Feldmann, seja qual for o seu candidato.

Publicidade

Natalini é médico. Construiu sua carreira política no PSDB, partido com o qual caminhou até 2011. Naquele ano, descontente com as lideranças tucanas em São Paulo, pediu desligamento e filiou-se ao PV.

Perseguido e aprisionado nos anos da ditadura militar, ele preside atualmente a Comissão da Verdade Vladimir Herzog, da Câmara de Vereadores de São Paulo.

Acompanhe o blog pelo Twitter - @Roarruda

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.