PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Movimentos, direitos, ideias

Relatora da ONU defende PEC do trabalho escravo

A relatora especial da ONU para Formas Contemporâneas de Escravidão, Gulnara Shahinian, defendeu nesta sexta-feira (4) a aprovação da PEC do Trabalho Escravo, que pode ser votada na terça-feira (8), na Câmara. "O Brasil é um dos líderes da economia mundial, mas crescimento econômico real somente pode ser alcançado se aqueles que constroem estes benefícios são protegidos da exploração, do trabalho forçado e da escravidão", disse ela. "Nenhum país pode prosperar quando há escravidão."

Por Roldão Arruda
Atualização:

A representante da ONU se manifestou por meio de uma nota pública, após ter sido procurada pela organização não governamental Repórter Brasil, dedicada sobretudo à denúncia e ao combate ao trabalho escravo no País.

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Segundo informações divulgadas no portal da Câmara, a PEC pode ir a votação na terça-feira, em sessão extraordinária. Em março, durante encontro com representantes de organizações que trabalham pela erradicação do trabalho escravo no Brasil, o presidente da Casa, Marco Maia, prometeu fazer esforços para que a PEC fosse aprovada antes do dia 13 de maio, quando se comemora a abolição da escravatura no Brasil.

A PEC do Trabalho Escravo tramita na Câmara desde 2001. Um de seus aspectos mais polêmicos é o que prevê a expropriação de terras em que forem encontrados trabalhadores em situações análogas às da escravidão. Segundo Gulnara, que é advogada, de origem armênia, isso permitirá "a punição daqueles que retiram das pessoas todos os seus direitos e as colocam em condições de escravidão".

 Nota do moderador: comentários são bem vindos. Mas comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeo. Todos os posts devem ter relação com algum dos temas acima. É possível discutir e manifestar pontos de vista diferentes de forma educada. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog.

 

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.