Foto do(a) blog

Movimentos, direitos, ideias

Resistência de advogados na ditadura é tema de exposição

Foi inaugurada há pouco, no Memorial da Resistência, em São Paulo, exposição sobre a participação dos advogados na resistência à ditadura militar, entre 1964 e 1985. Idealizada pela Comissão da Verdade da OAB-SP, reúne fotos e cópias de documentos que tratam sobretudo das ações de defesa de presos políticos.

PUBLICIDADE

Por Roldão Arruda
Atualização:

Na inauguração da exposição, Idibal Pivetta, que teve destacada atuação na 2.ª Auditoria Militar, em São Paulo, relembrou o início de suas atividades nessa área. "Quando comecei a trabalhar na Auditoria, telefonei para o Mário Simas, que já militava, para saber como era o negócio. Era muita coisa importante a ser feita. Salvar vidas, tirar as pessoas da tortura e principalmente informar o exterior do que estava acontecendo aqui, evitando que outras pessoas fossem mortas, assassinadas", contou.

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Mário Simas, por sua vez, recordou que o Memorial funciona no mesmo lugar que abrigou um dos mais temidos centros de tortura do País, a sede do Departamento de Ordem Política e Social (Dops). "Aqui houve mortes, desrespeito, tortura, houve tudo que se possa imaginar de ofensivo à dignidade humana", afirmou. "Mas aqui estamos nós, hoje, em regozijo, naquilo que foi o cárcere e falando em liberdade, fraternidade e em luta."

O Memorial da Resistência fica no Largo General Osório, no Bairro da Luz. A exposição segue até 23 de fevereiro e pode ser vista de terça a domingo, das 10 às 17h30.

Acompanhe o blog pelo Twitter - @Roarruda

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.