PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Movimentos, direitos, ideias

Ex-ministra Matilde, da Seppir, de volta à cena política

A ex-ministra Matilde Ribeiro, do PT de São Paulo, está tentando voltar à cena política. Ela decidiu disputar a direção da Secretaria de Combate ao Racismo do PT. A eleição acontece durante encontro que se realiza neste sábado e domingo, em Recife.

Por Roldão Arruda
Atualização:

Matilde foi a primeira pessoa a dirigir a Secretaria Especial de Política de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), logo após a sua criação pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003. Deixou a cena política e passou a se dedicar à vida acadêmica e sindical em 2008, após ser acusada de usar irregularmente o cartão corporativo do governo. Ela renunciou ao cargo após ter admitido que havia cometido um erro.

PUBLICIDADE

A Secretaria é dirigida atualmente por Cida Abreu, do Rio. As chances de vitória da ex-ministra são pequenas, segundo análise do jornalista Dojival Vieira, publicada no site Afropress. Uma das razões é o fato de a direção nacional do PT ter anulado o encontro dos petistas negros de São Paulo. Em decorrência disso, o Estado não terá votos no encontro.

Vieira também comenta que, por trás da disputa de hoje em Recife, ferve a polêmica em torno da gestão da atual titular da Seppir, a baiana Luiza Bairros. Ela teria mais afinidade com Cida Abreu do que com Matilde Ribeiro.

 

Acompanhe o blog pelo Twitter - @Roarruda

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.