Foto do(a) blog

Movimentos, direitos, ideias

Gays católicos defendem "lugar para todos" na Igreja

Após encontro nacional no Rio, católicos LGBT defendem maior atenção dos bispos para uniões de pessoas do mesmo sexo

PUBLICIDADE

Por Roldão Arruda
Atualização:

Os participantes do 1.º Encontro Nacional de Católicos LGBT, realizado há poucos dias no Rio, divulgaram um manifesto no qual afirmam que a Igreja Católica está perdendo fiéis por manter posições anacrônicas em relação à homossexualidade.

PUBLICIDADE

"É anacrônico considerar a homossexualidade como uma tendência objetivamente desordenada, bem como encaminhar pessoas LGBT a orações de cura e libertação", diz o manifesto. "É profundamente desumano considerar as uniões homoafetivas e suas expressões amorosas como depravação ou imoralidade".

Ao tratar da questão da família, que será o tema da Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, em outubro, o manifesto reivindica maior atenção pastoral às uniões homossexuais. "Merecem apoio as iniciativas pastorais dos bispos de acolher, orientar, incluir nas comunidades aqueles que vivem em novas configurações familiares, incluindo as uniões entre pessoas do mesmo sexo, pois estes são desafios inadiáveis."

Publicidade

O texto faz referências elogiosas ao papa Francisco. "Alegramo-nos com as palavras e ações do papa em favor da renovação da Igreja", diz. "Compartilhamos as exortações do papa quando diz que o anúncio do amor salvador de Deus precede toda e qualquer obrigação moral e religiosa."

Para os participantes do encontro, a Igreja não deve discriminar nenhum grupo: "A Igreja deve ser sempre a casa aberta do Pai, onde há lugar para todos que enfrentam fadigas em suas vidas, e não uma alfândega dos sacramentos."

A íntegra do manifesto pode ser lida aqui.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.