Foto do(a) blog

Movimentos, direitos, ideias

Comissão ouve general sobre Riocentro e a morte de Lamarca

Citado em listas de torturadores, general comandou operação que culminou com a morte de Lamarca, na Bahia, em 1971

PUBLICIDADE

Por Roldão Arruda
Atualização:

O general reformado Nilton de Albuquerque Cerqueira, de 84 anos, deve ser ouvido nesta terça-feira, 29, pela Comissão Nacional da Verdade. Citado em diferentes listas de torturadores do período da ditadura militar e denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) sob a acusação de envolvimento com o atentado a bomba ocorrido nas dependências do Riocentro, em 1981, o general foi intimado a depor a partir das 9 horas no Arquivo Nacional, sede da Comissão no Rio.

PUBLICIDADE

Ele será questionado sobre o episódio do Riocentro e também sobre a Operação Pajussara. Realizada sob seu comando, quando ainda era major, essa foi a operação que culminou com a morte de Carlos Lamarca, no sertão da Bahia, em 1971.

Em 1974, Cerqueira foi transferido para o Comando Militar do Planalto e condecorado com a Medalha de Bronze do Pacificador. Em 1981, quando ocorreu o atentado do Riocentro, ele comandava a PM no Rio. Na denúncia apresentada em maio deste ano pelo MPF, ele é acusado pelos crimes de homicídio doloso tentado, associação criminosa armada, transporte de explosivo e favorecimento pessoal.

Em 1995, o general foi convidado pelo então governador Marcelo Alencar (PSDB) para a chefia da Secretaria de Segurança do Rio. Ele também se elegeu deputado federal pelo PP.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.