Estadão - Portal do Estado de S. Paulo

Política

Politica » Comissão Nacional da Verdade quer tombamento de prédio que abrigou centro de tortura

Política

As informações e opinões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Politica

2.º EXéRCITO

Comissão Nacional da Verdade quer tombamento de prédio que abrigou centro de tortura

Roldão Arruda

27 Novembro 2013 | 21h29

Representantes da Comissão Nacional da Verdade visitaram nesta quarta-feira, 27, em São Paulo, a sede do antigo  DOI-Codi (Destacamento de Operações de Informações do Centro de Operações de Defesa Interna), do 2.º Exército. O objetivo da visita foi reforçar os pedidos já feitos para o tombamento do conjunto de edifícios, localizado na Rua Tutóia, no bairro do Paraíso, zona sul de São Paulo.

Os secretários estaduais de Segurança, Fernando Grella Vieira, e da Cultura, Marcelo Araújo, acompanharam a visita. A Comissão Nacional foi representada pelo advogado José Carlos Dias e o cientista político Paulo Sérgio Pinheiro.

Durante a visita, ex-presos políticos narraram sofrimentos a que teriam sido submetidos no local, apontado como o maior centro de torturas do período da ditadura militar. O vídeo abaixo, com seus depoimentos, foi produzido pela assessoria de comunicação da Comissão Nacional.

A antiga sede do DOI-Codi abriga hoje a 36ª Delegacia de Polícia de São Paulo. O processo de tombamento já foi encaminhado e está sendo analisado por autoridades estaduais na área de patrimônio histórico.

Se o pedido for aceito, a delegacia pode ser transformada num centro de referência histórica e museu sobre a ditadura militar.

Antes da Comissão Nacional, as comissões da verdade do Estado e da Câmara Municipal de São Paulo já haviam solicitado ao governo estadual o tombamento daquela área. Os presidentes das duas comissões, deputado Adriano Diogo (PT) e Gilberto Natalini (PV), também estiveram no local.

Acompanhe o blog pelo Twitter – @Roarruda 

 

Encontrou algum erro? Entre em contato