PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Movimentos, direitos, ideias

Candidatos ao governo de Pernambuco vão a debate em boate gay

Evento terá presença de Paulo Câmara, o favorito nas pesquisas de intenção de voto, filiado ao PSB, o mesmo partido pelo qual Marina Silva concorre à Presidência da República

Por Roldão Arruda
Atualização:

Em Pernambuco, os três candidatos que lideram as pesquisas de intenção de voto para o governo devem comparecer nesta sexta-feira, 19, a um debate na boate Metrópole - uma das mais tradicionais da cidade, voltada para o público gay. Eles vão responder a perguntas sobre temas de interesse de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transsexuais, a chamada comunidade LGBT.

PUBLICIDADE

Paulo Câmara, o candidato que encabeça a corrida eleitoral no Estado, com 38% das intenções de voto, segundo a mais recente pesquisa do Ibope, foi um dos primeiros a confirmar presença. Ele é filiado ao PSB, o partido pelo qual Marina Silva concorre à Presidência da República. Os outros dois convidados são Armando Monteiro (PTB) e Zé Gomes (PSOL)

O debate, organizado pelo Movimento Gay Leões do Norte, já está se tornando uma tradição na cidade. Segundo informações de Luciano Freitas, coordenador do setorial LGBT do PSB e membro da direção nacional do partido, os candidatos fazem questão de incluir o evento em sua agenda política.

Freitas participava da campanha de Marina e foi um dos autores da versão inicial do capítulo sobre a questão dos direitos dos gays no programa da candidata. Após ela rejeitar o capítulo, alegando erros no processo de impressão, ele deixou a campanha.

Segundo suas informações, foi num dos debates da boate, em 2006, que o então candidato Eduardo Campos, atendendo a reivindicações dos presentes, prometeu criar uma coordenadoria especial no governo para assuntos da população LGBT. "Ele cumpriu a promessa dois anos depois de chegar ao governo", conta Freitas.

Publicidade

Além dos candidatos ao Executivo, também devem comparecer à boate nesta sexta-feira os três candidatos ao Senado que se destacam nas pesquisas: João Paulo (PT), Fernando Bezerra (PSB) e Albanise Pires (PSOL).

O Movimento Gay Leões do Norte é uma organização suprapartidária que atua na defesa dos direitos da população LGBT. O evento desta sexta-feira faz parte de uma série de atividades que antecedem a Parada Gay de Recife, programada para o domingo.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.