Foto do(a) blog

Informações, análises e bastidores do poder

Pelo Twitter, outro deputado faz comentários contra gays e africanos

Lucas de Abreu Maia, de O Estado de S. Paulo

PUBLICIDADE

Por Lilian Venturini
Atualização:

Depois da polêmica gerada pelo deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), que foi acusado de racismo depois de uma entrevista ao programa CQC, da Band, foi a vez de Marco Feliciano (PSC-SP) causar rebuliço no Twitter com uma série de comentários contra africanos e homossexuais. "Africanos descendem de ancestral amaldiçoado por Noé. Isso é fato", tuitou na tarde desta quinta-feira, 31, o deputado, que é pastor evangélico. Em post anterior, Feliciano escreveu: "A maldição que Noé lança sobre seu neto, canaã, respinga sobre continente africano, daí a fome, pestes, doenças, guerras étnicas!". Em um tweet que posteriormente foi removido, o deputado afirmou que a África sofre com a "maldição do paganismo, ocultismo, misérias, doenças oriundas de lá: ebola, aids (sic)".

o Em nota, deputado diz que sentido das mensagens foi deturpado

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Contra gays, o pastor tuitou: "Amamos os homossexuais mas abominamos suas praticas promiscuas!".

Pelo próprio Twitter, Feliciano rejeitou as acusações de racismo: "Eu seria contra minha própria mãe se fosse racista".

No início da semana, o deputado Jair Bolsonaro já causara polêmica ao responder a uma pergunta da cantora Preta Gil no programa CQC. Preta questionou qual seria a reação do deputado se seu filho se apaixonasse por uma negra. "Preta, não vou discutir promiscuidade com quem quer que seja. Eu não corro esse risco porque meus filhos foram muito bem educados e não viveram em ambiente como, lamentavelmente, é o teu", respondeu Bolsonaro. Posteriormente, ele se retratou e afirmou que havia interpretado a pergunta como qual seria sua reação se seu filho tivesse um relacionamento gay.

Publicidade

Leviandade. Em entrevista ao Radar Político, o deputado Marco Feliciano reagiu afirmando que acusá-lo de racismo é "uma leviandade" e que as manifestações contra ele "chegam a dar nojo". "Esta é uma questão teológica", disse o pastor, que recebeu mais de 200 mil votos nas eleições de 2010. Segundo ele, os descendentes amaldiçoados de Noé se estabeleceram na Etiópia, "ou seja, no Continente Africano". Feliciano alega que a suposta maldição "não tem nada a ver com racismo". "É uma questão teológica, uma maldição patriarcal antiquíssima que está na Líbia", disse.

O deputado se disse perseguido na internet "por um grupo de homoafetivos", que, segundo ele, distorcem suas palavras. "Eu tenho quase 30 mil seguidores. Entre eles, tem gente ameaçando a mim e a minha família de morte", disse. "Tudo o que eu escrevo, eles fazem maldade."

Feliciano não endossou as declarações de Jair Bolsonaro ao CQC: "Só tomei conhecimento hoje. Não tenho tempo para isso, mas espero que um ser humano não se disponha a falar o que ele disse".

Na entrevista, o pastor evangélico atribuiu, ainda, tragédias recentes - como o terremoto no Japão - ao "fim dos tempos". "Jesus disse que no fim dos tempos haveria guerras, fomes, pestes, terremotos por causa da promiscuidade e do pecado da humanidade. Claro que um homem sem fé vai atribuir o problema do terremoto [no Japão] às placas tectônicas, mas nós, cristãos, não somos regidos por isso", afirmou.

Post atualizado às 17h52 para acréscimo de informações

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.