Foto do(a) blog

Informações, análises e bastidores do poder

STF decreta que título de eleitor não será obrigatório para votar

Ricardo Chapola

PUBLICIDADE

Por Ricardo Chapola
Atualização:

O STF decidiu nesta quinta-feira, 30, por 8 votos a 2, que a falta do título não impedirá o eleitor de votar. Só será impedido de votar aquele que deixar de apresentar qualquer documento oficial com foto no dia do comparecimento às urnas. Segundo a decisão do Supremo, o título individualmente apresentado não será o suficiente. Será, portanto, indispensável o porte de documento com foto.

PUBLICIDADE

A ministra Ellen Gracie pediu a palavra após o fim da votação para esclarecer que seu voto, acompanhado pela maioria dos ministros, não extingue o título de eleitor.

Chegou-se à decisão em julgamento retomado hoje, depois de ter sido suspenso nesta quarta a pedidos de Gilmar Mendes.  O próprio ministro foi quem recomeçou a sessão dando o seu voto contrário à derrubada do título de eleitor como documento obrigatório. Ele abriu divergência e disse que exigência de dois documentos para votar '' pode até ser inconveniente, mas não inconstitucional''. O ministro Cezar Peluso seguiu a mesma linha de Mendes, totalizando os 2 votos contra.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.