PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Informações, análises e bastidores do poder

STF abriu brecha para políticos burlarem Lei Ficha Limpa, diz diretor da Transparência Brasil

Fausto Macedo

Por Camila Tuchlinski
Atualização:

As primeiras decisões - votos divergentes de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) em âmbito liminar sobre o Ficha Limpa ­- indicam que a lei que veta candidaturas de políticos com folha corrida não vai pegar.

PUBLICIDADE

Na avaliação de Claudio Abramo, diretor executivo de Transparência Brasil, ONG que fiscaliza a conduta de parlamentares e também a eficiência e tendências da mais alta instância judicial do País, "muitos candidatos vão escapar da lei pela firula juridicante, pelas peculiaridades processuais".

Em agosto, o Pleno do STF vai decidir o alcance da Ficha Limpa. Nos últimos dias, ministros examinaram questões processuais, provocados que foram por políticos que têm condenações impostas por colegiados e que querem driblar o rigor da Lei 135/2010.

Alguns ministros acolheram provisoriamente os argumentos apresentados e abriram caminho para condenados, outros rejeitaram. A divergência é notória na corte.

"A gente tem que esperar o que vai acontecer no STF", disse o diretor de Transparência, pouco antes de participar da mesa "Órgãos de controle e o desenvolvimento", painel de debates promovido pelo II Congresso Brasileiro das Carreiras Jurídicas de Estado, em Brasília, evento que reúne 2.500 juízes, procuradores, defensores públicos e delegados de polícia.

Publicidade

Para Abramo, Ficha Limpa vai sofrer um duro revés. "A formulação da legislação é estranha e além do mais é imensa a possibilidade que se tem no Brasil de inventarem firulas em torno dos dispositivos legais e suas interpretações diversas. Então, tem que ver o que ocorre enquanto tendência do STF. Mas já ficou claro que possivelmente não vai haver uma tendência, mas sim um exame de caso a caso, detalhes recônditos das circunstâncias em que foram proferidas sentenças judiciais."

Ele teme que "esse assunto não vai se tornar muito claro para o cidadão". "Alguns políticos vão escapar, outros não", acredita. "Não é chocante quando você se dá conta do caos que é a legislação, de como funciona a mente jurídica nesse País, um negócio de louco, um labirinto ininteligível."

Abramo anota que o Congresso "jogou a bronca" no colo do Supremo. "Eles (políticos) conhecem isso. Era de se esperar uma coisa dessas, que a coisa não seria assim pão pão, queijo queijo, está claro, é assim taxativamente."

Para o executivo de Transparência, o Pleno do STF vai examinar caso a caso. "Isso é ruim. Não vai ter um caso parâmetro, cada processo vai ter sua peculiaridade em termos de condenações, disso e daquilo. Ficha Limpa vai ficar amarrada, o espírito da lei não será aplicado a vários candidatos por causa de firulas legais. Alguns talvez serão impedidos de se candidatar, mas muitos vão escapar pela firula juridicante, aquela idiotice."

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.