Foto do(a) blog

Informações, análises e bastidores do poder

PSDB acusa PT de fabricar mentiras em caso de reintegração de posse no Pinheirinho

estadão.com.br

PUBLICIDADE

Por Jennifer Gonzales
Atualização:

O PSDB divulgou nota nesta terça-feira, 24, acusando o PT de mentir sobre a reintegração de posse ocorrida no último final de semana no Pinheirinho, em São José dos Campos."Étemerário que, mal se tenha iniciado o processo eleitoral deste ano, o PT já disponha de uma fábrica tão ampla de mentiras. Pior ainda é ver esse projeto de poder ser traçado às custas da ordem democrática e do sofrimento de pessoas que os petistas, hipocritamente, fingem confortar", diz a nota, assinada pelo presidente interino da legenda, Alberto Goldman.

PUBLICIDADE

A nota traz uma série de críticas à "deplorável" intervenção do ministro-chefe da Secretária-Geral da Presidência, que na segunda-feira, 23, classificou como "grave" que o secretário nacional de Articulação Social tenha tomado um tiro com bala de borracha e comparou a ação a uma "praça de guerra". O terreno foi desocupado após decisão judicial que determinou a reintegração de posse da área, que pertence à massa falida da Selecta S/A, do empresário Naji Nahas.

 

 Foto: Estadão

 

"Ao politizar um assunto que se transformou em drama que sensibiliza a todos nós, mas sobre o qual nunca procurou encontrar uma solução, o ministro ignorou o princípio da separação entre os poderes e a autonomia dos entes federativos. Mais: ao dizer que o "método" do governo federal não é esse, sugeriu à nação que não se acatem decisões judiciais. Fato grave quando a atitude vem de um ministro que tem a obrigação de zelar pela Constituição", diz ainda o documento.

Para o PSDB, o cumprimento da decisão judicial ordenando a reintegração de posse fez o PT movimentar "seus tentáculos políticos e sua máquina de desinformação, com o intuito de atingir três metas: culpar o Governo do Estado pelo fato, caracterizar como de extrema violência a intervenção policial no local e se apresentar como paladino da justiça social, fazendo falsas promessas e criando expectativas irreais para os moradores do local".

De acordo com a nota, o ministro e o PT criaram a "falsa expectativa" de resolver a questão. "O Governo Federal poderia ter publicado decreto de desapropriação da área, mas não o fez", acusa o PSDB. "O governo de São Paulo agiu em cumprimento de determinação do Judiciário, e a operação foi comandada diretamente pela Presidência doTribunal de Justiça paulista. Enquanto o governo federal só agride, o governo paulista e a prefeitura do município providenciam a ajuda necessária para minorar o sofrimento das famílias desalojadas", diz ainda.

Publicidade

Nesta terça-feira, 24, casas da ocupação do Pinheirinho começaram a ser demolidas e um caminhão foi incendiado. Também nesta terça, o arquiteto Cláudio Acioly, da ONU, criticou o processo de reintegração de posse executado na região.

Leia a nota na íntegra:

"É deplorável a intromissão do governo federal, através do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, no processo de reintegração de posse da área invadida do Pinheirinho, em São José dos Campos. Ao politizar um assunto que se transformou em drama que sensibiliza a todos nós, mas sobre o qual nunca procurou encontrar uma solução, o ministro ignorou o princípio da separação entre os poderes e a autonomia dos entes federativos. Mais: ao dizer que o "método" do governo federal não é esse, sugeriu à nação que não se acatem decisões judiciais. Fato grave quando a atitude vem de um ministro que tem a obrigação de zelar pela Constituição.

O método do ministro e de seu governo é conhecido. O cumprimento da decisão judicial fez com que o PT movimentasse todos seus tentáculos políticos e sua máquina de desinformação, com o intuito de atingir três metas: culpar o Governo do Estado pelo fato, caracterizar como de extrema violência a intervenção policial no local e se apresentar como paladino da justiça social, fazendo falsas promessas e criando expectativas irreais para os moradores do local.

Criaram, o ministro e seu partido, nos moradores do Pinheirinho, uma falsa expectativa, nunca concretizada, de resolver a questão. Ao invés de fazer proselitismo político, o Governo Federal poderia ter publicado decreto de desapropriação da área, mas não o fez.

Publicidade

Étemerário que, mal se tenha iniciado o processo eleitoral deste ano, o PT já disponha de uma fábrica tão ampla de mentiras. Pior ainda é ver esse projeto de poder ser traçado às custas da ordem democrática e do sofrimento de pessoas que os petistas, hipocritamente, fingem confortar.

O governo de São Paulo agiu em cumprimento de determinação do Judiciário, e a operação foi comandada diretamente pela Presidência doTribunal de Justiça paulista. Enquanto o governo federal só agride, o governo paulista e a prefeitura do município providenciam a ajuda necessária para minorar o sofrimento das famílias desalojadas.

Brasília, 24 de Janeiro de 2012 ALBERTO GOLDMAN Presidente Interino Comissão Executiva Nacional"

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.