Foto do(a) blog

Informações, análises e bastidores do poder

PR abre processo contra Mabel

Eduardo Bresciani

PUBLICIDADE

Por Ricardo Chapola
Atualização:

BRASÍLIA - O PR abriu nesta quinta-feira, 10, um processo no seu Conselho de Ética contra o deputado Sandro Mabel (PR-GO). O processo tinha sido anunciado para a quarta-feira passada, mas o partido vinha protelando a decisão. Apesar do processo, a tendência é que o deputado não seja expulso do partido.

PUBLICIDADE

 Mabel enfrentou a pressão do governo e do seu partido e foi candidato na semana passada à Presidência da Câmara recebendo 106 votos no pleito que elegeu Marco Maia (PT-RS). O partido, em retaliação, anunciou que abriria um processo para a expulsão imediatamente, mas só confirmou a ameaça nesta quinta.

 A nota do partido que anuncia a decisão, porém, já mostra que a pena poderá ser alternativa. "A instauração do processo no Conselho de Ética do Partido da República deu início a um rito que vai decidir sobre a culpa e o consequente grau de pena que deve ser proposta para punir a conduta desobediente de Mabel. O Conselho escolheu Marilo Costa (PR-PB) para presidir o partido e pediu que preventivamente Mabel seja impedido de representar o partido no parlamento e a dissolução do diretório em Goiás, presidido por Mabel.

Apesar da abertura do processo, a possibilidade de expulsão é pequena. Deputados do partido estão em defesa do colega e sugerem uma pena alternativa, como advertência ou suspensão. "Quando um filho faz uma coisa errada você briga, xinga e até dá umas palmadas, mas não manda ele para fora de casa. O Sandro é como um filho pra gente", argumenta um deputado.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.