1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Alckmin amplia vantagem em São Paulo

Redação

quinta-feira 17/07/14

Primeiro levantamento realizado após o registro de candidaturas mostra que tucano tem mais que o dobro da soma dos advogados

Lucas de Abreu Maia

Atualizado às 21h47 – Com mais que o dobro das intenções de voto do que a soma dos adversários, o governador Geraldo Alckmin seria reeleito no primeiro turno, aponta pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira, 17, pela TV Globo. O número de eleitores que votaria no tucano subiu 7 pontos porcentuais em um mês – de 47% para 54%.

A avaliação positiva do governo paulista também cresceu. Hoje, 46% dos paulistas classificam a gestão tucana como ótima ou boa, ante 41% em junho. As duas variações estão acima da margem de erro da pesquisa, de 2 pontos porcentuais.

Na sucessão de notícias boas para o governador, caiu o número de eleitores que votaria em Paulo Skaf (PMDB), segundo colocado na disputa. Hoje, são 16%, queda de 5 pontos na comparação com o mês passado.

O ex-ministro Alexandre Padilha (PT) registrou 4% nas duas pesquisas. Juntos, os adversários de Alckmin somam 24% das intenções de voto, menos da metade do tucano. Para ser reeleito no primeiro turno, Alckmin precisa receber mais de 50% dos votos válidos.

Este é o primeiro levantamento do Datafolha após o registro das candidaturas. Apesar de os cenários não serem idênticos, pode-se comparar as pesquisas e apontar uma melhora dos números do governador. Isso porque a única diferença de lá para cá é o maior número de candidatos nanicos – o que, em tese, pulverizaria os índices dos candidatos.

A pesquisa foi realizada entre os dias 15 e 16 de julho.  Ao todo, foram ouvidos 2036 eleitores em 52 cidades. A pesquisa foi contratada pela Rede Globo e registrada no TRE-SP com o número SP-00010/2014.

Senado. O levantamento divulgado nesta quinta traz também a intenção de votos para a vaga do Senado por São Paulo. O candidato do PSDB José Serra lidera a disputa com 34% das intenções de voto, seguido pelo petista Eduardo Suplicy, com 29%. Em terceiro lugar está o ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab (PSD), com 7% das intenções de voto.

Tags: