Foto do(a) blog

Informações, análises e bastidores do poder

Ministro Teori Zavascki toma posse no STF nesta quinta

O Estado de S.Paulo

PUBLICIDADE

Por Lilian Venturini
Atualização:

O ministro Teori Zavascki toma posse no Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quinta-feira, 29. O ministro vai ocupar o lugar deixado por Cezar Peluso, que se aposentou em setembro. A cerimônia está prevista para começar às 16h e será transmitida ao vivo pela TV Estadão.

PUBLICIDADE

Com a posse de Teori, a Corte fica com dez ministros e, portanto, incompleta. O substituto do ministro Carlos Ayres Britto, que também se aposentou no último dia 18, ainda não foi indicado pela presidente Dilma Rousseff.

Teori Zavascki é catarinense, nascido em Faxinal dos Guedes. Tem 64 anos e antes da indicação para o STF era  ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Sua carreira na advocacia começou em 1971, em um escritório em Porto Alegre. Cinco anos depois, foi advogado do Banco Central do Brasil, onde foi promovido a cargos de coordenação e superintendente. Além do perfil técnico, e considerado "reservado e sereno".

Em entrevistas recentes, o ministro afirmou que não vai participar da fase final do julgamento do mensalão. "Não cabe mais a minha participação", disse. Teori afirmou que, caso haja recursos ao STF no próximo ano, deverá participar das votações, já que considera tratar-se de "um novo julgamento".

Acompanhe os principais momentos da solenidade de posse:

Publicidade

16h23 -

16h22 - Teori Zavascki assinou o termo de posse, tornando-se oficialmente ministro do STF.

16h18 - O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, convida o ministro empossado, Teori Zavascki, a fazer o juramento de compromisso. "Prometo bem e fielmente cumprir os deveres do STF em conformidade com as leis da República", disse Zavascki.

16h15 - A solenidade começa com o anúncio das autoridades presentes: o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo (PT) e do presidente da Câmara, Marco Maia (PT).

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.