PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Informações, análises e bastidores do poder

Lula faz inaugurações via satélite e chama peritos do INSS de 'ingratos'

Leonencio Nossa, da Agência Estado

Por Camila Tuchlinski
Atualização:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou hoje, via satélite, de Brasília, uma usina hidrelétrica em Chapecó (SC), um posto da Previdência em Caetés (PE) e um conjunto de centrífugas de enriquecimento de urânio, em Rezende (RJ). A hidrelétrica só entrará em operação no próximo ano e o conjunto de centrífugas, chamado tecnicamente de cascata só será operado quando entrar em funcionamento uma unidade de enriquecimento, que ainda não tem previsão.

PUBLICIDADE

O posto da Previdência em Caetés, cidade natal do presidente, já começou a atender aposentados e pessoas em busca de aposentadoria. Por teleconferência, um conterrâneo de Lula, Cícero, agradeceu ao presidente a instalação do posto e o chamou de doutor Luiz Inácio. De Brasília, Lula disse para Cícero guardar parte do dinheiro da aposentadoria para os dois tomarem uma "cervejinha gelada", quando ele for visitar Caetés.

Em seu discurso, Lula disse ter acabado com as filas nos postos da previdência, e que os peritos foram ingratos com ele, ao receberem um aumento real de salário e ainda assim fazerem greve para reivindicar mais.

Com relação às duas outras obras inauguradas, Lula disse que a presidente eleita, Dilma Rousseff, tem consciência da importância da construção de hidrelétricas e do enriquecimento de urânio. "A presidente Dilma tem consciência de que vencemos esse debate na sociedade e não podemos deixar de fazer investimentos para sermos autossuficientes no enriquecimento de urânio". Lula ainda ressaltou que no caso da construção de hidrelétricas que produzem a chamada energia limpa, o Brasil tem muito a ensinar a países desenvolvidos e que nessa área não devem dar "palpites" ao Brasil.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.