Foto do(a) blog

Informações, análises e bastidores do poder

Pezão oscila dois pontos porcentuais e chega aos 31%

Candidato do PMDB continua com vantagem sobre segundo colocado na disputa pelo governo do RJ, Anthony Garotinho (PR), que tem 24% das intenções de voto

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Mônica Ciarelli e Mariana Durão

PUBLICIDADE

A Pesquisa Ibope/Estadão/TV Globo divulgada hoje aponta um oscilação de dois pontos porcentuais para cima do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) nas intenções de votos na disputa para o governo do Rio de Janeiro. Com 31%, Pezão segue a frente do deputado federal Anthony Garotinho (PR), que está com 24%. A margem de erro máxima do levantamento feito pelo Ibope é de 2 pontos porcentuais. O senador Marcelo Crivela (PRB) tem 16% das intenções de voto, seguido por Lindbergh Faria (PT), que oscilou de 8% para 9%. Os candidatos Tarcísio Motta (PSOL) e Dayse Oliveira (PSTU) tem 1% e Ney Nunes (PCB) está com menos de 1% das intenções de voto. Os votos em branco ou nulos somam 12%, e 6% não souberam informar ou não responderam.

A pesquisa, registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro sob nº RJ-00048/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo nº BR-00897/2014, foi realizada entre os dias 27 a 29 de setembro. Foram entrevistados 2.002 eleitores em 48 municípios do estado. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Em um segundo turno, o governador Pezão venceria Garotinho, segundo o Ibope, por uma diferença de quinze pontos porcentuais. A intenção de votos em Pezão passou de 43%, na pesquisa anterior, para 46% nesta. Já o porcentual de entrevistados que indicaram intenção de votar em Garotinho no segundo turno caiu de 33% para 31%. . Caiu também o porcentual dos que indicaram que irão votar em branco, tendo passado de 18% para 17%, o porcentual de eleitores que não souberam ou não quiseram responder a pesquisa se manteve em 6%.

Considerando um embate com Crivella no segundo turno, Pezão aparece com 43% das intenções de voto, enquanto o candidato do PRB está com 32%. Brancos e nulos são 17% e não responderam 8% dos entrevistados.

Publicidade

Garotinho continua a ser o candidato que apresentou o maior índice de rejeição, de 40%. Em seguida, aparece Lindbergh, com 20%; Pezão, 16%; e Crivella, 14%. Informaram que poderão votar em qualquer dos candidatos 9% dos eleitores.

A pesquisa avaliou também o governo de Pezão. A maioria dos entrevistados, 38%, classifica a administração do atual governador como regular. Para 25%, a gestão do candidato é boa; para 12%, é ruim; para 11%, é péssimo; e para 5%, é ótimo. Não souberam ou não quiseram responder 10% dos entrevistados.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.