PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Informações, análises e bastidores do poder

Governo pede ao PR que volte a integrar a base aliada, diz líder do partido

Eduardo Rodrigues, da Agência Estado

Por Lilian Venturini
Atualização:

O líder do PR na Câmara, deputado Lincoln Portela (MG), afirmou após reunião com a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, nesta sexta-feira, 19, que o governo fez um pedido para o partido voltar a integrar a base aliada. Em reunião de mais de uma hora, a ministra afirmou, segundo relato do deputado, que o governo deseja manter a base unida para as próximas votações no Congresso, mas não entrou em detalhes em relação a projetos específicos e nem falou sobre uma eventual liberação de emendas.

No entanto, de acordo com Portela, como a decisão do partido em deixar a base governista foi tomada em conjunto com lideranças e militância de todo o País, uma resposta só poderá ser dada após uma consulta ampla com deputados, senadores e filiados. "Não temos condição de tomar essa decisão rapidamente", disse. Na terça-feira, 16, o presidente da sigla, o senador Alfredo Nascimento (AM), anunciou a "declaração de independência" do partido da base de sustentação do governo no Congresso. Nascimento deixou o comando do Minsitério dos Transportes após denúncias de corrupção contra a pasta, que resultaram na demissão de 27 pessoas, parte delas ligadas ao PR.

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

O líder acrescentou que uma resposta positiva não está condicionada à ocupação de cargos no governo. "O partido ainda tem muitos cargos no governo que foram colocados à disposição para que isso seja uma questão da presidente Dilma Rousseff".

Já o vice-líder do governo na Câmara, Luciano Castro (PR-RR), também presente à reunião com Ideli, afirmou que não irá deixar no momento essa função. Segundo ele, a sua escolha foi uma decisão pessoal da presidente e não uma indicação do partido. Ainda de acordo com ele, conversa com a ministra Ideli deve ser um primeiro passo na busca de um entendimento, sem prazo para ser estabelecido.

 Foto: Estadão
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.