1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Eventos relembram 50 anos do golpe

segunda-feira 31/03/14

Além do ato público Ditadura Nunca Mais, realizado nesta segunda-feira, 31, em frente à antiga sede do DOI-Codi, na rua Tutoia. Há outros eventos programados para relembrar os 50 anos do golpe: Segunda, 31 de março – O Ministério Público Federal de São Paulo, em parceria com a Unesco, apresenta a exposição “(Re)Conhecer… Para Nunca […]

Além do ato público Ditadura Nunca Mais, realizado nesta segunda-feira, 31, em frente à antiga sede do DOI-Codi, na rua Tutoia. Há outros eventos programados para relembrar os 50 anos do golpe:

Segunda, 31 de março
- O Ministério Público Federal de São Paulo, em parceria com a Unesco, apresenta a exposição “(Re)Conhecer… Para Nunca Esquecer”. A ação consiste na elaboração de dois painéis cujo tema são os 50 anos do golpe. A inauguração será às 12 horas, na sede do MPF, na avenida Brigadeiro Luis Antônio, 2.020.

- A Comissão Interclubes Militares, no Rio de Janeiro, faz sessão solene em comemoração ao “Jubileu de Ouro do Movimento Democrático de 31 de março de 1964”. Na sede da Barra da Tijuca do Clube de Aeronáutica. Rua Rachel de Queiroz s/n, ao lado do Bosque da Barra.

- A Unesp instala sua comissão da verdade, às 17 horas. Durante a cerimônia haverá um debate entre historiadores e cientistas políticos, que abre a série de eventos “Golpe Militar: 50 Anos – Memória, História e Direitos Humanos”. O evento é no Auditório do Conselho Universitário da Reitoria da Unesp, rua Quirino de Andrade, 215 – 12º andar. Haverá transmissão pelo www.unesp.br/cvuem

- Escritor Marcelo Rubens Paiva, filho do deputado Rubens Paiva, ministra palestra às 20h30, no Colégio Equipe. A jornalista e educadora Elza Lobo, presa e torturada em 1969, também participa do evento. O evento é na rua São Vicente de Paula, 374, em Higienópolis (informações 11 3579-9150).
Terça, 1.º de abril
- Sessão especial da Comissão da Verdade da Câmara Municipal de São Paulo sobre o golpe de 1964, das 12 horas às 14 horas.

- A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) realiza, às 15h, solenidade para abertura dos trabalhos de identificação das ossadas de Perus.

- Câmara dos Deputados realiza às 9h30 sessão solene, que deve contar com a presença de Maria Thereza Goulart, viúva do ex-presidente João Goulart. A sessão vai inaugurar o “Ano da Democracia, da Memória e do Direito à Verdade”, agenda de eventos políticos, culturais e educativos que se estenderá até o fim de 2014.